Alerj: fim do desconto sindical na folha, homenagens, proposta de capital por um dia e aumento de oficiais no Corpo de Bombeiros.
O deputado Rodrigo Amorim (União) quer o fim do desconto da contribuição sindical na folha de pagamento dos servidores públicos do Rio de Janeiro. Ele alega que os sindicatos têm natureza privada e, portanto, o custeio de suas atividades deve ser realizado por meio de recursos privados, provenientes das contribuições individuais dos servidores voluntariamente filiados, sem qualquer interferência, participação ou uso da administração pública.
Homenagem
O jornalista Glauber Henrique Gonçalves Ribeiro, fundador do portal de notícias Rlagos, receberá a principal honraria do Parlamento Fluminense, a Medalha Tiradentes. A iniciativa é do deputado Dr. Serginho (PL), que tem seu reduto eleitoral na região.
Capital do Estado por um dia
O deputado Professor Josemar está propondo na Alerj que a cidade de São Gonçalo seja a capital do Estado do Rio por um dia no ano, especificamente no Dia de Corpus Christi. Ele justifica a proposta afirmando que São Gonçalo é reconhecida nacionalmente pela exuberância de suas celebrações da data, com a confecção do maior tapete de sal da América Latina, uma tradição que atrai milhares de fiéis, turistas e admiradores da arte sacra.
Inspiração no BRT Seguro
O programa BRT Seguro, que tem garantido a segurança dos passageiros deste modal carioca, inspirou o deputado Luiz Paulo. Ele quer que o Governo do Estado crie o programa Ônibus Seguro, com o mesmo esquema de segurança para as linhas de ônibus estaduais. Resta saber se o governador aceitará a sugestão.
Mais coronéis
O governador Cláudio Castro enviou para a Alerj um projeto de lei que aumenta o número de oficiais de alta patente no Corpo de Bombeiros. Segundo a proposta, serão extintas vagas no posto de 1º tenente do quadro de oficiais médicos, assistentes sociais e enfermeiros. No total, serão 911 postos de 1º tenente. O efetivo do Corpo de Bombeiros hoje é de 23.239 membros.