“É pecado não ter esperança”
Clarice Lispector
UVAS
Parece que o ditado que diz que depois dos infortúnios vem a bonança está se confirmando no RS. A Serra foi muito castigada nos eventos climáticos de 2023-24, com desmoronamentos de plantações de uvas.
As enxurradas das encostas onde se cultivam os parreirais foram fortemente atingidos.
Com a colheita/vindima já encerrada, o volume é estimado em até 700 milhões de quilos, ou seja, 45% acima da safra anterior,
Qualidade
Além deste aumento de produção, os dados são de que as uvas são de qualidade suprema, sem doenças, com açúcares no pico para uma produção de vinhos finos e espumantes de qualidade, além do suco de uva que se espalha em consumos pelo Brasil afora.
COOPERATIVISMO
A boa nova do setor ainda não está toda ela efetivada, mas o Jornal Brasil Popular teve acesso a um estudo sobre o papel da OCERGS, Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul, mostrando seu papel nas articulações do setor, em especial do agro.
Depois de crises e de quebradeiras de varias e importantes cooperativas do setor, a boa nova é que as cooperativas crescem, consolidando-se e trabalhando como seu nome diz e aponta: em cooperação.
(*) Por Adeli Sell, professor, escritor e bacharel em Direito.
*As opiniões dos autores de artigos não refletem, necessariamente, o pensamento do Jornal Brasil Popular, sendo de total responsabilidade do próprio autor as informações, os juízos de valor e os conceitos descritos no texto.