Além dos conjuntos de joias devolvidos ao patrimônio da União, a Polícia Federal (PF) investiga outros cinco presentes dos Emirados Árabes Unidos recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e incorporados a seu acervo pessoal.
De acordo com informações do jornal O Globo, as cinco peças são um relógio de mesa cravejado de diamantes, esmeraldas e rubis; três esculturas, sendo uma feita de ouro, prata e diamantes; um incensário de madeira dourada.
As cinco peças analisadas pela PF se encontram na fazenda de propriedade do ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet. O imóvel, localizado numa área nobre de Brasília, fica a menos de 100 metros da entrada do condomínio onde mora atualmente Bolsonaro.
Vale destacar que os conjuntos foram destinados ao ex-chefe do Executivo em duas viagens diferentes aos Emirados Árabes: uma delas em novembro de 2021 e a outra em outubro de 2019. Os valores dos itens não foram registrados pela Presidência da República.
Uma das peças sob análise da PF é um relógio de mesa dado pelo príncipe dos Emirados Árabes Unidos Mohamed Bin Zayed Al Nahyan. Segundo a descrição feita pelo Gabinete de Documentação Histórica da Presidência, o objeto de 61 centímetros de altura foi “confeccionado em prata de lei com banho de ouro, cravejado com diamantes, esmeraldas e rubis” e tem um “domo ornado com arabescos em prata e ouro”.
O ex-mandatário também ganhou outro presente do vice-ministro dos Emirados Árabes, Mansour Bin Zayed Al Nahyan. Trata-se de uma escultura de 25 centímetros, talhada em aço, prata, ouro e diamantes, com figuras de animais.
De acordo com o detalhamento feito pela Presidência, essa peça exibe “árvores em prata e ouro e, no interior, representação de gazelas, órix, cavalos, bodes, cabras e flamingos em prata entre palmeiras”. Na parte de baixo há ainda “uma bandeira dos Emirados Árabes Unidos, em suas cores, cercada por diamantes”, diz o documento.
Os outros três itens na mira da PF foram entregues em 2019 pela embaixada dos Emirados Árabes no Brasil e por autoridades durante uma viagem do ex-presidente a Abu Dhabi.
Entre eles há duas esculturas: um navio antigo, com 54 centímetros, feita de metal, e um falcão sobre um pedestal de 120 centímetros de altura, constituído de madeira e metal. Há ainda um incensário de 20 centímetros, formado por “metal prateado e dourado”.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.