Os modelos são jovens indígenas da periferia do Distrito Federal
O Memorial dos Povos Indígenas – MPI, receberá a Exposição Fotográfica – Os Grafismos Indígenas Hóri – DA1146, agraciado pelo fomento federal da Lei Paulo Gustavo, promovido com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF. O projeto que tem a curadoria expositiva realizada por Danielle Athayde e a curadoria de conteúdo indígena pelo Chefe Álvaro Tukano é a promoção de grafismos indígenas, dos povos Dessano e Tukano, na qual o Artista Guy Dessano traz fotografias registradas por Thamy Frisselli realizadas em diversos pontos turísticos de Brasília, onde nove pessoas indígenas, de diferentes etnias e moradoras do DF, protagonizam a história e a cosmovisão dos grafismos realizados em suas peles pelo artista.
Os grafismos indígenas são manifestações artísticas ancestrais que trazem consigo um significado simbólico para os povos originários e representam as histórias, crenças e identidades das comunidades. A realização desse projeto se torna essencial para dar visibilidade aos grafismos indígenas e promover um diálogo inclusivo e respeitoso com as culturas tradicionais dos povos originários. Para além das propostas, a pretensão é buscar fomentar o reconhecimento e valorização da diversidade cultural, para que a sociedade brasiliense possa conhecer as diferentes formas de expressão da realidade cotidiana.
A exposição fotográfica estará disponível a partir da inauguração no dia 26 de novembro de 2024 e fica aberta ao público até o dia 12 de janeiro de 2025. As atividades de interação cultural e didática com os públicos convidados, se darão com a Oficina Reflexões Simbólicas, junto com as crianças da Escola Beija-Flor no dia 28 de novembro; e a Oficina Grafismos Hóri para PCDs e cidadãos carentes no dia 29 de novembro. Nestas oficinas, haverá troca de saberes sobre a força criativa e a simbologia dos grafismos indígenas, onde os participantes farão contato com o processo do sentir (tuhóna) em seus corpos e mentes, experimentando a ritualística lúdica ricamente ilustrada através do Hóri, que significa “a bela arte”.
Siga e fique por dentro de tudo acessando:
@grafismo.hori @victorspprado @memorialdospovosindigenas @frissellifotografia
#grafismohori #memorialdospovosindigenas #dessano #tukano #povosindigenas #exposicaofotografica
Serviço:
Memorial dos Povos Indígenas
MPI Zona Cívico-Administrativa Em frente ao Memorial JK, Brasília – DF, 70070-300
– Abertura da Exposição / 3ª feira, dia 26 de novembro de 2024 às 17h.
– Oficina Reflexões Simbólicas, com as crianças da Escola Beija-Flor
5ª feira, dia 28 de novembro de 2024 / das 9h às 12h e das 14h às 17h.
– Oficina Grafismos Hóri para PCDs e cidadãos carentes
6ª feira, dia 29 de novembro de 2024 das 14h às 17h.