Vinte e um de fevereiro de 2004, sábado de Carnaval, me juntei aos carnavalescos que todo ano curtiam o carnaval em Bombinhas, cidade balneária aqui em Santa Catarina.
Era o segundo ano que eu, a Luciane, e a Karol, nossa filha, nos juntávamos aos foliões do Grêmio Recreativo Esportivo Social Unidos Vila do Sapo, que naquele ano, iria desfilar com o enredo “Sapo Olímpico Rumo à Atenas.
“A minha alegria atravessou o mar
E ancorou na sapopéia
Fez um desembarque fascinante
No maior show da Grécia
(…)
Levei o meu sapo pra avenida sambar
O bicho ficou doido
E azarou um gambá
(…)
Diz parceiro meu
Se há na avenida
Alguém mais bebum que eu
A folia rolou solta e as ruas de Bombinhas, ocupada pelos foliões, não permitia que ninguém entrasse ou saísse de lá.
Altas horas da madrugada, bêbado, eu me perdi do nosso grupo e me vi sozinho, e sem grana. Fui pra casa e dormi.
Naquela madrugada, rolaram outros lances, mas era Carnaval, então, vou poupá-los de mais detalhes… Mas, o barraco caiu!
Pela manhã, já sóbrio, escrevi a letra de uma música, que intitulei “Brejo da Ilusão”. Outro dia, revirando meus arquivos encontrei-a.
Brejo da Ilusão
Desculpe amor (ô, ô, ô)
Mas tô a fim (a fim, a fim)
De bem ou de mal
Vou pular até cair
São só dois dias (amor, de amor)
Nesta Vila fraternal
Sou mais um sapo
Prá brincar no Carnaval
Só não me beije amor
Eu, não quero acordar
Que sonho lindo, é
Ver a sapopéia (sapocity) desfilar
Tudo de bom amor
Feliz agora eu tô
Com ou sem razão
Me deixe neste
Brejo da Ilusão
Neste 2025 o Carnaval será nos primeiros dias de março, mas não terei como, nesta noite, lembrar daquele dia.
Feliz Carnaval!
[13:23, 09/03/2025] MCarla: Raciel Gonçalves Junior nasceu em Joinville, estado de Santa Catarina, no Brasil, em 31 de maio de 1960. Empresário, aposentado, morou em Itajaí (SC) por um período de 30 anos (1986-2016). Depois foi para São Paulo e EUA. Atualmente (2023) divide sua moradia entre o Brasil e EUA onde tem visto de residência até 2030. As Aventuras de Catarina, primeiro trabalho como escritor, é resultado de seus passos de estreia como autor, na arte de escrever um livro infantil, e de uma experiência incrível – nos últimos anos -, “catarinar, catarinar, catarinar”. Gonçalves Junior, seu sobrenome, foi adotado para identificar o escritor de romances, poemas, crônicas e outros “X-Scritos”.

(*) Por Raciel Gonçalves Junior.
Raciel asceu em Joinville, Estado de Santa Catarina, Brasil, em 31 de maio de 1960. Empresário, aposentado, morou em Itajaí (SC) por um período de 30 anos (1986-2016). Depois foi para São Paulo e EUA. Em 2023, dividiu sua moradia entre o Brasil e EUA onde tem visto de residência até 2030. As Aventuras de Catarina, primeiro trabalho como escritor, é resultado de seus passos de estreia como autor, na arte de escrever um livro infantil, e de uma experiência incrível – nos últimos anos –, “catarinar, catarinar, catarinar”.
Gonçalves Junior, seu sobrenome, foi adotado para identificar o escritor de romances, poemas, crônicas e outros “X-Scritos”.
Website:
https://goncalvesjunior.com.br
*As opiniões dos autores de artigos não refletem, necessariamente, o pensamento do Jornal Brasil Popular, sendo de total responsabilidade do próprio autor as informações, os juízos de valor e os conceitos descritos no texto.