Brasil permaneceu na 31ª colocação; EUA seguem na frente, mas reputação global caiu 4 posições
A China se tornou a segunda nação de soft power mais influente do mundo, depois dos Estados Unidos, de acordo com o sexto Índice Global de Soft Power 2025 divulgado pela Brand Finance nesta quinta-feira. O relatório mostra que a China ultrapassou o Reino Unido, com uma pontuação de 72,8 em 100. O Brasil permaneceu na 31ª colocação alcançada em 2023. Em 2021 estava em 35º lugar; em 2022, em 28º.
O país asiático demonstrou crescimento estatisticamente significativo em seis dos oito pilares do soft power e dois terços dos atributos medidos, impulsionados por iniciativas como a Iniciativa Cinturão e Rota, uma ênfase maior na sustentabilidade e o fortalecimento de marcas nacionais.
O índice, baseado em uma pesquisa com mais de 170 mil entrevistados de mais de 100 países, captura percepções globais de todos os 193 Estados-membros das Nações Unidas. As descobertas foram reveladas durante o Global Soft Power Summit 2025.
Os Estados Unidos mantiveram sua classificação máxima com uma pontuação recorde de 79,5 em 100. No entanto, sua reputação global caiu quatro posições, para 15º, desde a última avaliação. Além disso, a matriz de governança do país caiu quatro posições, para 10º. Segundo a Brand Finance, a queda na reputação segue a polarizada campanha presidencial, e a direção sob o comando do presidente Donald Trump é incerta.
David Haigh, presidente da Brand Finance, disse que a classificação de 2025 reflete os “esforços sustentados da China para aumentar sua atratividade econômica, mostrar sua cultura e impulsionar sua reputação como uma nação segura e bem governada”. Segundo ele, “a China investiu pesadamente no aprimoramento de seu soft power, e agora estamos vendo o resultado, pois ela está classificada acima do Reino Unido pela primeira vez nos seis anos em que a Brand Finance lançou o Global Soft Power Index”.
Haigh acrescentou que o Reino Unido precisa se manter atualizado, “e o estabelecimento do UK Soft Power Council é um passo na direção certa.”