Justiça Eleitoral considera cada turno de votação uma eleição independente
Você sabe o que é um turno eleitoral? Ele consiste em cada etapa do processo de votação para a eleição de candidatas e candidatos a determinados cargos eletivos (Presidência da República, governo de estado e prefeitura). Os ocupantes desses cargos são escolhidos pelo sistema majoritário de voto. A explicação do conceito pode ser consultada no Glossário Eleitoral, serviço on-line da página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No 1º turno de votação, disputam todas as pessoas que concorrem à eleição. Já no 2º turno, disputam apenas as que ficaram nas duas primeiras colocações no turno anterior.
É necessário haver 2º turno para os cargos de presidente da República, governador de estado e prefeito de municípios com mais de 200 mil eleitores se nenhum dos concorrentes alcançar metade mais um dos votos válidos (dados somente a candidatas e candidatos) na primeira etapa da eleição.
É importante destacar que a Justiça Eleitoral considera cada turno um pleito independente para efeito de comparecimento da eleitora ou do eleitor.
O serviço
O Glossário oferece mais de 300 verbetes com referências bibliográficas e informações históricas sobre o universo dos operadores do Direito Eleitoral.
As expressões do serviço estão distribuídas em ordem alfabética, o que facilita a consulta pela usuária ou pelo usuário.
LB/EM, DB