Para evitar que o vírus circule mais e diminuir o número de pessoas se movimentando na cidade de Porto Alegre, a Prefeitura publica nesta segunda-feira, 06 de julho, decreto com regras mais rígidas de distanciamento social que começam a funcionar a partir desta terça-feira, 07 de julho.
As restrições, de acordo com o decreto 20.639, preveem o fechamento por 15 dias de salões de beleza, de academias, do Mercado Público, proibição para estacionar nas chamadas Áreas Azuis. A Orla do Guaíba, onde foram registradas grandes aglomerações de pessoas, também foi interditada, além de outros parques. A partir de quinta-feira, dia 9, serão feitos bloqueios do cartão Tri (vale-transporte) para trabalhadores de estabelecimentos que não serão autorizados a funcionar.
“Se antes estávamos em um momento de alerta, agora é de perigo. Infelizmente, as projeções de aumento de leitos de UTI se confirmaram e precisamos controlar a contaminação. Para isso é necessário que as pessoas circulem menos e fiquem em casa”, disse o prefeito Nelson Marchezan Júnior.
As regras valem para super e hipermercados, deverão controlar a entrada de clientes, além de permitir a lotação máxima de 50% nos estabelecimentos e estacionamentos. Só uma pessoa da família poderá entrar no local. Estão autorizados a funcionar somente o comércio e os serviços considerados essenciais.
As lojas de ferragens e de materiais de construção civil poderão abrir, mas deverão ter equipes reduzidas com restrição no número de consumidores. Deve ser respeitada a proporção de um cliente para cada atendente. Estão vedadas a formação de filas internas e externas e a aglomeração de pessoas.
Porto Alegre – 04/07/20: Prefeitura atualiza ações de distanciamento social durante a pandemia do Covid-19.
O parque Moacyr Scliar na Orla do Guaíba está fechado com o objetivo de conter a circulação de pessoas.
Foto: Maria Ana Krack/PMPA