O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, revelou os milhões de dólares destinados pela agência norte-americana USAID para promover uma mudança de governo na ilha.
Por meio de sua conta X , o chanceler cubano especificou que a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) utilizou mais de 120 milhões de dólares para financiar diversas iniciativas destinadas a desestabilizar a ilha caribenha.

Até agora neste mês, tanto Rodríguez quanto o presidente cubano Miguel Díaz-Canel denunciaram o financiamento da USAID de atividades “subversivas” em X. De acordo com os detalhes, entre 2001 e 2006, a agência destinou 61 milhões de dólares para 142 projetos e operações ilegais direcionadas contra a ilha.
A USAID está atualmente sob investigação por possível corrupção após a decisão do novo governo dos EUA de Donald Trump de suspender o financiamento da agência.
Durante décadas, o governo dos Estados Unidos forneceu grandes quantias de apoio financeiro a diversas iniciativas dentro e fora de Cuba, todas com o objetivo de derrubar a Revolução Cubana.