O presidente palestino Mahmoud Abbas encerrou sua visita de 4 dias à China nesta sexta-feira, que confirma os esforços chineses em aprofundar relações com os países árabes. Em março, o governo de Xi Jinping intermediou a reaproximação entre a Arábia Saudita e o Irã. Este ano marca o 35º aniversário das relações diplomáticas China-Palestina.
Na África, investimentos em infraestrutura foram o cartão de visitas da China. No Oriente Médio, está sendo colocada em prática a nova visão de política externa chinesa, que reflete a maior presença do país no cenário mundial.
Não que a região não tenha importância econômica. A China é o maior parceiro comercial dos países árabes, e o volume de trocas entre os 2 lados chegou a US$ 430 bilhões em 2022, um aumento de 31% em relação a 2021.
Nos últimos anos, a China assinou documentos de cooperação do Cinturão e Rota com 21 países árabes e a Liga Árabe. Juntos, eles implementaram mais de 200 projetos de cooperação em larga escala em vários campos, incluindo energia e infraestrutura.
Xi Jinping apresentou uma proposta de 3 pontos para a solução da questão palestina. “A visita de Abbas à China indica que o mundo árabe saúda a participação ativa e influente da China na causa palestina”, disse o secretário-geral adjunto para Assuntos Palestinos e Territórios Árabes Ocupados da Liga Árabe, Saeed Abu Ali.
Gates e Xi
Saiu Abbas, entrou Bill Gates. O fundador da Microsoft discutiu com Xi Jinping o progresso da cooperação com a China e sua visão para o futuro. Gates observou que a China obteve conquistas notáveis na redução da pobreza.
Nos últimos anos, a cooperação da Fundação Gates com a China fez progressos notáveis, e acelerar a inovação e o desenvolvimento na China é bom para o país, para os países em desenvolvimento e para o mundo, ressaltou Bill Gates.
(*) Por Marcos de Oliveira
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.