Matéria do jornal O Tempo, de Minas Gerais, informa que a deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL) recebeu mensagens de ameaças de morte e de estupro “corretivo”. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil
A deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL) registrou boletim de ocorrência após receber dois emails com ameaças. Em um delesm a parlamentar recebe uma ameaça de morte; no outro, são feitas menções à sexualidade de Bella, que faz parte da Bancada LGBTQIA+, e traz uma ameaça de “estupro corretivo”.
“Seremos breves: você é lésbica e por isso sua presença na Câmara de Vereadores de nossa Belo Horizonte capital das Minas Gerais não será mais tolerada”, diz um trecho da mensagem.
Repugnantes as ameaças de estupro corretivo contra as companheiras Monica Benicio, do PSOL, e Daiana Santos, do PCdoB. Essa gente que destila ódio, preconceito e homofobia não pode ficar impune. É pedagógico. Toda minha solidariedade a @monica_benicio e @daianasantospoa, ninguém…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) August 22, 2023
Bella Gonçalves já foi vereadora. Eleita em 2022, atualmente, ela ocupa cargo de deputada estadual pelo PSOL na Assembleia Legislativa, como cita o texto do agressor. Na quarta-feira (16/8), ela começou a coletar assinaturas para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para investigar a licitude do contrato dos ônibus metropolitanos no estado de Minas Gerais.
Ameaça de morte e de estupro coletivo: pressão para ela abandonar o cargo de deputada
Segundo a deputada, a segunda mensagem traz uma citação ao coronel Brilhante Ustra, condenado por tortura e assassinatos durante a ditadura militar brasileira, e ameaça um ataque contra o Poder Legislativo, caso ela não se afaste do cargo.
“Não existe qualquer possibilidade de recuo da nossa parte diante dessas ameaças, que atentam não só contra mim, mas contra a democracia e o direito à diversidade, a existir, a viver. Nosso mandato vai seguir sendo um dos mais combativos da Assembleia de Minas, levantando nossas bandeiras com orgulho e muita determinação de luta”, afirmou Bella Gonçalves.
O presidente da Asembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), manifestou solidariedade às parlamentares que receberam o ataque.
Outros casos
Ataques semelhantes foram registrados nesta semana pela vereadoras Iza Lourença (PSOL) e Cida Falabella (PSOL), de Belo Horizonte. As duas receberam as mensagens na quarta-feira e registraram a ocorrência na Polícia Civil.
O e-mail, que tem como título “estupro corretivo funciona”, narra, com detalhes, uma cena de violência sexual e termina dizendo que o autor poderia ir à casa das vereadoras para “demonstrar como funciona” a prática criminosa. O texto ainda diz que “que o estupro é para curar lésbicas”.
Em conversa com a reportagem do jornal O Tempo, as vereadoras classificaram as mensagens de “asquerosas”, que chegam ao limite de dizer que podem ir à residência das parlamentares para cumprir as ameaças.
“O medo existe porque somos mulheres e é uma situação muito delicada quando a pessoa fala que vai na sua casa. Isso afeta a gente. Afeta na sua intimidade, porque da porta pra dentro eu não sou vereadora. Eu sou mãe, eu sou avó. Mas a gente sabe que conta com muitas pessoas”, diz emocionada a vereadora Cida Falabella.
Fonte: O Tempo
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.