Pesquisa indica que partido do premiê Rishi Sunak conquistou apenas 131 cadeiras do Parlamento, encerrando uma era de 14 anos no poder
Os conservadores enfrentam uma derrota histórica na noite desta quinta-feira (04/07) ao conseguirem apenas 131 assentos do Parlamento britânico, de acordo com as projeções divulgadas por uma renomada pesquisa de boca logo após o encerramento das eleições gerais no Reino Unido. O partido de Rishi Sunak perdeu, ao todo, 241 cadeiras.
O jornal britânico The Guardian afirma que se trata de “seu pior resultado em termos de assentos desde que começaram a se chamar Partido Conservador na década de 1830, sob Robert Peel”, uma vez que, anteriormente, “seu menor total era em 1906, com 156 assentos”.
De acordo com a emissora internacional CNN, os resultados “marcam um colapso severo dos conservadores desde a última eleição, em 2019, quando o ex-primeiro-ministro Boris Johnson levou o partido a uma vitória esmagadora”.
A pesquisa de boca de urna conduzida pela Ipsos para a BBC, ITV e Sky, por outro lado, indica uma vitória esmagadora do Partido Trabalhista, de centro-esquerda, liderado por Keir Starmer. Nesse sentido, encerra-se uma era de 14 anos do governo do primeiro-ministro, Rishi Sunak.
Os liberais democratas conquistam 61 cadeiras, de acordo com a pesquisa, e desse jeito retornam como o terceiro partido mais forte do Reino Unido, em Westminster. O Reform UK, um grupo populista de direita, com previsão de 13 assentos e o Partido Verde, de dois.