“Cooperativas constroem um futuro melhor para todos”. Este é o mote do Dia Internacional das Cooperativas 2024 (#CoopsDay). O slogan foi escolhido para ressaltar o papel fundamental dessas organizações na construção de um futuro sustentável. A bandeira da sustentabilidade sempre esteve presente no propósito do sistema cooperativista. O Dia Internacional do Cooperativismo é um dia comemorado no primeiro sábado de julho desde 1995, oficialmente instituído em 1992 pela Assembleia Geral das Nações Unidas
As cooperativas constroem um futuro melhor para todas as pessoas
Tema do Dia Internacional das Cooperativas de 2024
Neste sábado (6/7), as cooperativas de todo o mundo celebram o Dia Internacional das Cooperativas (#CoopsDay) com o tema “As cooperativas constroem um futuro melhor para todas as pessoas”. Nesta data, as cooperativas têm a oportunidade de lembrar como vêm contribuindo, ao longo da história, para construir um futuro sustentável e como continuam a fazê-lo hoje, mostrando seus esforços para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030. Esse tema, segundo a ONU, está alinhado com os objetivos da próxima Cúpula do Futuro da ONU, que ocorrerá sob o tema “Soluções multilaterais para um amanhã melhor”.
O Dia Internacional das Cooperativas
O Dia Internacional das Cooperativas foi instituído, oficialmente, em 16 de dezembro de 1992, numa Assembleia Geral das Nações Unidas. A proclamação teve, e ainda tem, o objetivo de destacar a importância das cooperativas na promoção dos valores de solidariedade, eficiência econômica, igualdade e paz mundial, alinhando-os para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Segundo o site #CoopysDay, a identidade cooperativa, os valores e os princípios cooperativos constituem um sistema sólido para o cumprimento dos ODS. Durante o Dia Internacional das Cooperativas #CoopsDay deste ano, as cooperativas podem apresentar seus elevados padrões para alcançar um crescimento sustentável e inclusivo, além das ações que realizam para proteger o meio ambiente e combater as mudanças climáticas. Graças à governança democrática e à propriedade compartilhada, as cooperativas são um exemplo de paz e estabilidade, reunindo pessoas de diferentes origens em condições de igualdade e promovendo a comunicação e o respeito. Os jovens cooperativistas serão capacitados para liderar, recebendo oportunidades, transferências de conhecimento e garantindo a equidade e a igualdade.
No Relatório de 2023 do Secretário-Geral da ONU sobre as Cooperativas no Desenvolvimento Social, reconhece-se que, historicamente, as cooperativas sempre fomentaram o desenvolvimento econômico e social das pessoas, incluindo grupos marginalizados. As cooperativas demonstram constantemente sua resiliência em tempos de crises sociais e econômicas. As Nações Unidas reconhecem que o movimento cooperativo é um parceiro fundamental para acelerar o desenvolvimento sustentável e convidam seus estados membros a apoiar e fortalecer os ecossistemas empresariais cooperativos, pois isso pode melhorar sua capacidade de criar um impacto ambiental, econômico e social na sociedade.
“Ao celebrar as contribuições importantes –e muitas vezes silenciosas– das cooperativas, devemos aproveitar para refletir sobre o que fizemos para construir um mundo melhor e o que podemos fazer melhor juntos”, explica Jeroen Duglas, Diretor-Geral da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). “Aproveitemos este dia para nos inspirar, colaborar, valorizar todas as possibilidades para cumprir os ODS e agir para alcançá-los”.
Este dia deve servir para ganhar impulso e começar bem o caminho para 2025, que a ONU declarou como o Ano Internacional das Cooperativas. A ACI fornecerá a quem desejar celebrar o #CoopsDay 2024 elementos de suporte para os meios de comunicação, como um logotipo, mensagens-chave e outros recursos eletrônicos. Esses elementos estarão disponíveis em breve no site do CoopsDay, www.coopsday.coop.
Ano Internacional das Cooperativas de 2025
Em novembro de 2023, a Assembleia Geral da ONU adotou a resolução A/RES/78/175 sobre cooperativas no desenvolvimento social, na qual solicitava que 2025 fosse proclamado o Ano Internacional das Cooperativas. Nesta resolução, encoraja-se todos os Estados membros, bem como as Nações Unidas e outras partes interessadas, a utilizarem o Ano Internacional das Cooperativas para promover as cooperativas e conscientizar sobre sua contribuição para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e seu papel no desenvolvimento econômico e social em geral.
O Dia Internacional das Cooperativas servirá de plataforma para mostrar o papel fundamental que as cooperativas continuam a desempenhar no cumprimento do objetivo universal de construir um mundo melhor e reiterar os esforços que realizam para criar um futuro melhor.
Leia também no Jornal Brasil Popular:
O Cooperativismo Agrícola em Santa Maria da Vitória, uma experiência pioneira
ONU: mundo não está cumprindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Novos Incentivos do Plano Safra prometem mais produtividade e renda na agricultura familiar
Sustentabilidade ambiental, social e produtiva em propriedades rurais
Qualificação em soluções inovadoras para pequenos empreendedores
Proteger encostas gerando alimentos saudáveis e renda para a agricultura familiar
Celebração
Segundo informações da Wikipédia, “a data é comemorada anualmente no primeiro sábado de julho. A escolha desse dia se deve à tradição da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) de comemorar as cooperativas nesse dia desde 1923. A primeira celebração desse dia foi realizada em 1995 para coincidir com o centenário da ACI. Em 2012, foi celebrado o Ano Internacional das Cooperativas, destacando uma década de progresso desde então”. Confira, a seguir, um quadro, de autoria da Wikipedia, em que se vê todos os motes do Dia Internacional das Cooperativas desde 1995, ano se sua criação”.
Temas
- 1995: Centenário da ACI e os próximos 100 anos da Cooperação Internacional[6][7][a]
- 1996: Empresa cooperativa: possibilitando o desenvolvimento sustentável centrado nas pessoas[7]
- 1997: Contribuição das Cooperativas para a Segurança Alimentar Mundial[7]
- 1998: As cooperativas e a globalização da economia[7]
- 1999: Política e legislação estatal sobre cooperativas[7]
- 2000: Cooperativas e a promoção do emprego[7]
- 2001: Cooperativas e seus benefícios no terceiro milênio[7]
- 2002: A sociedade e as cooperativas na vida comunitária[7]
- 2003: As cooperativas tornam o desenvolvimento uma realidade: A contribuição das cooperativas para as Metas de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas[7]
- 2004: Globalização justa: criando oportunidades para todos[7]
- 2005: Microfinanças faz parte do nosso negócio: cooperando para sair da pobreza[7]
- 2006: Construindo a paz por meio das cooperativas[7]
- 2007: Os Princípios e Valores Cooperativos para a Responsabilidade Social Corporativa[7]
- 2008: Combatendo a mudança climática através das cooperativas[7]
- 2009: Impulsionando a recuperação global por meio das cooperativas[7]
- 2010: A empresa cooperativa dá poder às mulheres[7]
- 2011: Jovens: o futuro da empresa cooperativa[7]
- 2012: A empresa cooperativa ajuda a construir um mundo melhor[7][8]
- 2013: A empresa cooperativa permanece forte em tempos de crise[7]
- 2014: As empresas cooperativas alcançam o desenvolvimento sustentável para todos[7]
- 2015: Escolha a cooperativa — escolha a justiça[7]
- 2016: Cooperativas: o poder de agir para um futuro sustentável[7]
- 2017: As cooperativas garantem que ninguém seja deixado para trás[9][10]
- 2018: Consumo e produção sustentáveis de bens e serviços[11]
- 2019: COOPS X trabalho decente[12]
- 2020: COOPS X trabalho decente[13]
- 2021: Cooperativas: reconstruindo coletivamente[14]
- 2022: Cooperativas constroem um mundo melhor[15]
- 2023: Cooperativas para o desenvolvimento sustentável[16][17]
- 2024: Construindo um futuro melhor para todos[18]
Redação do Jornal Brasil Popular com Coopsday, Wikipedia, e outros