Presidente da Câmara dos Deputados é acusado de corrupção passiva em julgamento que começou em 2020 na Primeira Turma
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou para julgamento na Primeira Turma da Corte uma ação contra o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), acusado de corrupção passiva. O caso deve ser analisado na próxima terça-feira (6/6). A devolução do processo ocorre em meio a embates entre Lira e o governo em torno de temas que interessam o Executivo.
O deputado tem pressionado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para obter mais cargos em ministérios e adiantar a liberação de emendas parlamentares. O maior embate, até agora, se deu em torno da medida provisória que reestrutura a organização da Esplanada, criando novos ministérios.
A ação que tramita no Supremo foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que acusa Lira de corrupção passiva por supostamente ter recebido R$ 106 mil em propina do então presidente da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) Francisco Colombo. O dinheiro foi apreendido no Aeroporto de Congonhas com um assessor de Lira. As cédulas estavam escondidas nas roupas dele e seriam enviadas a Brasília.
O julgamento começou em 2020, quando formou-se maioria para suspender a ação, mas foi interrompido, no ano passado, por um pedido de vista (mais tempo para analisar o caso) de Toffoli. O magistrado tinha até 19 de junho para devolver o processo.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.