Fome zero e agricultura sustentável – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
A Tecnologia Social (TS) Empório Solidário foi desenvolvida pelo Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD) que possui sede na cidade de Belo Horizonte (MG). O principal objetivo do projeto consiste em oferecer um atendimento digno para as pessoas necessitadas, por meio de um modelo inovador de distribuição de alimentos, de forma cidadã.
A concepção desta TS permite relacioná-la diretamente com o Objetivo 2 dos ODS (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/2)notadamente no aspecto de possibilitar o acesso de pessoas pobres e vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, saudáveis, nutritivose suficientes durante todo o ano.
O projeto surge motivado pela inconformidade da comunidade em presenciar constantemente as grandes filas, muitas vezes sem qualquer organização, que eram formadas para receber as cestas básicas. As reclamações costumeiras com esta situação transformavam muitas vezes uma ação social em um ato de revolta.
A forma como os alimentos eram acondicionados também gerava inconformidade, pois os alimentos, acondicionados em sacos plásticos, muitas vezes eram jogadossobre as pessoas, não raramente de forma humilhante e desrespeitosa.
Para superar estas questões foi disponibilizado um local agradável e de fácil acesso, denominado Empório Solidário, o que possibilitou que os alimentos pudessem ser distribuídos de forma mais organizada.
Além do espaço físico foi também desenvolvido um software onde constam as famílias cadastradas e classificadas. A quota de alimentos a ser retirada por cada família fica registrada em um cartão magnético individual, e assim não existe a necessidade que os gêneros sejam retirados em uma única vez.
Entre os itens a serem retirados também estão incluídos: brinquedos, jogos doados pelas crianças dos Projetos do CPCD, livros, cadernos e mudas de árvores frutíferas.
Como critérios para seleção e classificação das famílias constam os seguintes itens: ter as crianças em idade escolar matriculadas e frequentando aescola;manter atualizados os cartões de vacina e de desenvolvimento infantil (peso e altura) das crianças de zero a 6 anos;ter em casa, e funcionando perfeitamente, filtro de água.
As famílias também são incentivadas para participar de núcleos de produção, desenvolvimento e utilização de tecnologias populares e alternativas de baixo custo, tais como produção de sabão e produtos de higiene e limpeza, construção de filtros de água com carvão e areia, construção de recipientes para água potável e plantio de hortas baseado no modelo da permacultura.
Detalhes sobre a implantação e funcionamento deste projeto poderão ser encontrados nos seguintes endereços eletrônicos:
https://transforma.fbb.org.br/tecnologia-social/emporio-solidario
https://cpcd.org.br/elementor-6732/
A reaplicação desta TS pode contar com o apoio do poder público, investidores sociais privados, escolas, associações de bairro, etc.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.