Convidada para a 7ª Marcha das Margaridas, prefeita de Japeri, Rio de Janeiro, buscou parcerias para melhorar a qualidade de vida da população da cidade: “Minha vinda a Brasília está sendo muito produtiva. Seguimos juntos para avançar ainda mais”, escreveu ela nas redes digitais
Fernanda Ontiveros, prefeita do município de Japeri, Rio de Janeiro, foi uma das convidadas da 7ª Marcha das Margaridas, que reuniu mais de 100 mil mulheres em Brasília, Distrito Federal, nos dias 15 e 16 de agosto. Na ocasião, além de se reunir com parlamentares, ministros(as) e outros(as) representantes dos Poderes Públicos federais, ela se encontrou com a comitiva de Mulheres de Japeri que participou da marcha.
Movimento de mulheres do campo, realizado quadrienalmente desde o ano 2000, a marcha é uma atividade política em prol de direitos sociais e contra a violência contra as mulheres do campo e da floresta. A edição de 2023 trouxe muitos frutos econômicos e políticos para Japeri. Médica pediatra e neonatologista, Fernanda viveu dias intensos na semana da marcha. E como disse o poeta português, Fernando Pessoa, em “Mar português” : “Tudo vale a pena se a alma não é pequena!” A correria e seu olhar cirúrgico para as oportunidades renderam resultados positivos para a melhoria do município.
Eleita prefeita em 2020 pelo PDT, em julho deste ano, Fernanda se filiou ao PT e vive, atualmente, o início da reta final do seu mandato. Desde que tomou posse, em 2021, não arreda o pé de Brasília. Ela percebeu que, para resolver os males de Japeri, era preciso estar sempre na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes. A tarefa não é fácil diante da avalanche de índices negativos que caracterizam a cidade e de uma população extremamente carente, confinada num dos mais pobres e violentos municípios da Baixada Fluminense.
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2021, Japeri encabeça a lista das sete cidades do Estado do Rio de Janeiro com a mais alta taxa de letalidade policial do País. Ela está entre os 10 municípios brasileiros em que a taxa de violência é das mais altas. Além disso, dados do último relatório da pesquisa sobre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) indicam que a cidade tem o pior IDH de todo o Estado do Rio de Janeiro, com 0,591. Japeri aparece no relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) como o local da falta de saneamento básico e de pavimentação, com péssimos níveis dos indicadores base para a pesquisa.
A renda da população é muito baixa. Mas o que vigora mesmo é o desemprego. A maioria das crianças não está na escola e até mesmo as que frequentam a rede pública de ensino com alguma regularidade não conseguem obter a mesma carga horária das demais escolas do Estado do Rio. Nascida e criada em Japeri, dra. Fernanda tem agarrado um touro à unha para melhorar esse quadro. Mais do que cumprir seu projeto de campanha, ela tem se desdobrado para ver sua terra natal sair do Mapa da Violência e da extrema pobreza.
Não é à toa que ela foi uma das prefeitas convidadas a participar da edição 2023 da Marcha das Margaridas. Durante a maratona de encontros e reuniões em prol de Japeri com parlamentares, ela discutiu emendas para projetos que visam à educação e ao esporte e se encontrou com vários ministros. Dentre eles, Jader Filho, Ministro das Cidades, para discutir mobilidade urbana no município. “Minha vinda a Brasília está sendo muito produtiva. Seguimos juntos para avançar ainda mais”, escreveu ela nas redes digitais.
Na pauta da reunião, destaque para os trens da Supervia, principal meio de transporte dos trabalhadores da região. Na reunião com o SEBRAE, representado por Gleber Naime, diretor de Comunicação, e Maurício Tedeschi, a Prefeita e sua equipe conversaram sobre investimentos na área de trabalho, assistência e trabalho rural em Japeri. Nas redes digitais, ela declarou que “é muito importante poder se sentar à mesa com figuras tão importantes no cenário do desenvolvimento econômico do Brasil e, mais importante ainda, é poder levar o nome de Japeri para pautas tão importantes como essas. Japeri já vive um novo tempo”.
Apesar do ritmo frenético de sua passagem pela capital do País, ela deu um jeitinho e concedeu uma entrevista exclusiva para o Jornal Brasil Popular. Confira, a seguir, a prefeita de Japeri: dra. Fernanda Ontiveros.
Entrevista | Fernanda Ontiveros – Prefeita de Japeri
Em sendo prefeita de Japeri, um município da Baixada Fluminense, região conhecida pela extrema violência, qual a importância da participação da senhora na Marcha das Margaridas?
Foi um momento de intensas reuniões em prol do município, porém, desde que tomei posse, em 2021, tenho ido regularmente a Brasília em busca de parcerias e recursos federais para melhorar a qualidade de vida em Japeri. Com apenas 32 anos de emancipação, o município tem um dos IDHs mais baixos do Estado do Rio de Janeiro e sofre com problemas crônicos, como a mobilidade urbana precária, a falta de pavimentação e os elevados índices de feminicídio.
Que acordos a senhora já firmou em Brasília que levou a uma evolução na gestão pública e em benefício de Japeri?
A gestão avançou muito na área de pavimentação: o total de ruas e vias asfaltadas passou de 30% para 70%. Para combater a violência contra as mulheres, inauguramos, em 2021, com apenas 64 dias de governo, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). Em junho passado, fruto de uma parceria com a administração federal, entregamos à população o Centro de Referência da Mulher Alvanira de Souza – o primeiro equipamento do gênero no estado.
Fale sobre sua participação na 7ª Marcha das Margaridas?
Uma vez convidada a participar da 7ª Marcha das Margaridas – a maior mobilização política de mulheres da América Latina –, trouxe meu apoio às reivindicações dessas companheiras, em especial, à luta contra a violência e a desigualdade. O município de Japeri vai aderir ao Pacto Nacional de Prevenção aos Feminicídios, anunciado pelo presidente Lula no encerramento da Marcha.
Além da Marcha e outras reuniões, o que mais a senhora fez em prol de Japeri enquanto esteve no Distrito Federal?
Aproveitei a visita à capital federal para fazer audiências, com foco em soluções para a mobilidade urbana. Entre outras agendas, estive em reunião com o ministro das Cidades, Jader Filho, e com o coordenador do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), deputado Rubens Otoni. A prioridade da Prefeitura Municipal, enfatizada nessas reuniões, foi a de garantir mais investimentos para um novo modelo ferroviário para a Baixada Fluminense, composto por trens de vários ramais.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.