A ICANN (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números) anunciou o lançamento do Programa de Apoio ao Solicitante (ASP) para a nova rodada do Programa de Novos Domínios Genéricos de Topo (gTLDs), após 12 anos. A iniciativa visa facilitar o acesso de organizações com menos recursos financeiros à operação de novos domínios de topo na internet, incluindo opções em idiomas e escrituras não latinas. O programa oferece suporte com serviços pro bono, treinamentos e uma significativa redução nas taxas de solicitação (entre 75% e 85%), beneficiando especialmente organizações sem fins lucrativos, pequenas empresas e comunidades em economias em desenvolvimento.
A nova rodada do programa gTLDs permite que empreendedores, comunidades e entidades ao redor do mundo solicitem domínios de topo personalizados para suas necessidades, ampliando a diversidade e a segurança do ecossistema digital. O ASP tem como objetivo garantir que o processo de solicitação seja acessível a quem enfrenta dificuldades financeiras, promovendo a inovação e a concorrência no setor. A janela de inscrição estará aberta por 12 meses, e os candidatos podem se inscrever desde já, sendo avaliados continuamente durante o período. Mais informações estão disponíveis no site da ICANN.
“O Programa de Novos gTLDs: a Próxima Rodada dará às empresas, comunidades e outros a oportunidade de solicitar novos domínios de topo adaptados à sua comunidade, cultura, idioma, negócios e clientes. O programa reforça o compromisso da ICANN de incentivar a inovação, a concorrência e a escolha do consumidor no setor de domínios”, disse Daniel Fink, Diretor de Relacionamento com Partes Interessadas – Brasil na Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN, sigla em inglês).
“O programa ASP apoia esse compromisso, abrindo a possibilidade de que mais empreendedores, pequenas empresas, governos e comunidades de todo o mundo se candidatem para operar um domínio genérico de topo de sua própria escolha”, conclui.