A Agência Nacional de Mineração (ANM) aconselhou a evacuação do povoado de Santa Rita Durão, em Mariana (MG), e a interdição de três pilhas de estéril (uma espécie de acúmulos de rejeitos) da mina de Fábrica Nova, da Vale.
A interdição foi determinada na sexta-feira (10) após a Vale não comprovar a estabilidade das pilhas, segundo documento da ANM.
Segundo o Plano de Ação de Emergências para Barragens da Vale, 295 pessoas fazem parte da população englobada em Santa Rita Durão; 144 delas são moradoras da região.
As outras pessoas estimadas no plano são funcionários da mina, possíveis transeuntes e funcionários de outras edificações da área.
A Vale não se pronunciou sobre a possível evacuação, mas confirmou que as pilhas foram interditadas preventivamente na sexta-feira (10) em nota enviada ao UOL.
A empresa também disse que acompanha vistoria da ANM e da Defesa Civil nesta segunda-feira para “esclarecimentos necessários sobre as condições de regularidade das estruturas”.
Em nota, a Prefeitura de Mariana informou que a Defesa Civil participa da fiscalização das pilhas de estéril. O órgão vai elaborar um documento sobre a integridade das pilhas a partir da reunião e disse que não há definição de evacuação dos moradores da região.
O presidente da Associação de Moradores de Santa Rita Durão, Jean Roberto da Costa Júnior, afirmou que a associação não foi informada sobre a orientação de evacuação.
Uma reunião entre os moradores, representantes da Defesa Civil e da ANM será realizada após a vistoria desta segunda-feira, segundo o presidente da associação.
O que aconteceu?
Apuração do site UOL também indica que a ANM aconselhou a evacuação do povoado de Santa Rita Durão, distrito de Mariana (MG), e a interdição de três pilhas de estéril (uma espécie de acúmulos de rejeitos) da mina de Fábrica Nova, da Vale. Segundo o site, aconteceu uma série de motivos para chegar nisso.
1 – A interdição foi determinada na sexta-feira (10) após a Vale não comprovar a estabilidade das pilhas, segundo documento da ANM divulgado pelo jornal O Tempo.
2 – Segundo o Plano de Ação de Emergências para Barragens da Vale, 295 pessoas fazem parte da população englobada em Santa Rita Durão; 144 delas são moradoras da região.
3 – As outras pessoas estimadas no plano são funcionários da mina, possíveis transeuntes e funcionários de outras edificações da área.
4 – A Vale não se pronunciou sobre a possível evacuação, mas confirmou que as pilhas foram interditadas preventivamente na sexta-feira (10) em nota enviada ao UOL.
5 – A empresa também disse que acompanha vistoria da ANM e da Defesa Civil nesta segunda-feira para “esclarecimentos necessários sobre as condições de regularidade das estruturas”.
6 – Em nota, a Prefeitura de Mariana informou que a Defesa Civil participa da fiscalização das pilhas de estéril. O órgão vai elaborar um documento sobre a integridade das pilhas a partir da reunião e disse que não há definição de evacuação dos moradores da região.
7 – O Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), informou que está em andamento por parte da ANM e Defesas Civis vistoria de campo e análise técnica das condições de estabilidade das pilhas de estéril da Mina de Fábrica Nova. “Não há até o presente momento elevação de nível da estrutura que recomende a evacuação de pessoas”, diz nota.
8 – Ao UOL, o presidente da Associação de Moradores de Santa Rita Durão, Jean Roberto da Costa Júnior, afirmou que a associação não foi informada sobre a orientação de evacuação.
9 – Uma reunião entre os moradores, representantes da Defesa Civil e da ANM será realizada após a vistoria desta segunda-feira, segundo o presidente da associação.
Edição do Jornal Brasil Popular
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.