Alexei Mozhin, representante da Rússia no FMI, observou que o papel do dólar na economia mundial se deve à falta de alternativas
Os Estados Unidos criaram condições que obrigam outros países a buscar alternativas ao dólar no comércio internacional, declarou na segunda-feira Alexei Mozhin, representante da Rússia no Fundo Monetário Internacional (FMI).
“Os próprios americanos criaram uma situação em que a busca por alternativas ao dólar inevitavelmente começou . E agora estamos vendo isso”, disse Mozhin em entrevista à RIA Novosti , acrescentando que os países estão usando cada vez mais outras moedas, como o yuan. “Vemos que os iranianos, os brasileiros e os sauditas já estão começando a negociar em yuan não só com a China, mas também com terceiros países”, afirmou.
O representante da Rússia no FMI listou vários fatores que protegem o dólar, que durante anos se manteve como moeda de reserva e principal meio de pagamento e poupança da economia mundial. “O poder militar dos EUA também importa, porque protege a moeda. O tamanho da economia dos EUA e do setor financeiro também são fatores, mas ainda assim o principal é simplesmente a falta de alternativas “, observou Mozhin.
O político destacou que o processo de desdolarização já começou. ” É claro que isso não acontece de uma hora para outra, mas o processo já começou “, afirmou. Além disso, Mozhin destacou que é errado que o dólar, que é uma moeda nacional, seja tão amplamente utilizado no mundo, já que é emitido “pelo interesse nacional e pelo compromisso econômico e financeiro de um país”.
- Mais e mais nações perdem a confiança no dólar. O processo de redução do peso da moeda norte-americana nas reservas cambiais mundiais acelerou, segundo os últimos dados do Fundo Monetário Internacional. As estatísticas da agência mostram que a participação do dólar nas reservas internacionais dos bancos centrais caiu gradualmente para um mínimo de quase três décadas, chegando a uma participação de 58% no quarto trimestre de 2022.
- A Rússia já há alguns anos começou a substituir o dólar por outras moedas e reduziu o número de contas bancárias e transações envolvendo moedas ocidentais. A rejeição do dólar e a transição para o comércio de moedas nacionais é um processo que ” terá um efeito curativo na economia mundial “, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, no mês passado.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.