Os americanos estão insatisfeitos com a situação no país, onde os partidos de oposição pró-ocidentais são fracos e fragmentados, indica o Serviço de Inteligência Externa russo.
EUA preparam uma revolução colorida no país, relata na segunda-feira (26) o escritório de imprensa do Serviço de Inteligência Externa (SVR, na sigla em russo) da Rússia.
“Os americanos estão preparando uma revolução colorida na Geórgia. O departamento de imprensa do Serviço de Inteligência Externa da Federação da Rússia informa que, de acordo com as informações recebidas, a Casa Branca está extremamente insatisfeita com o desenvolvimento da situação na Geórgia antes das eleições parlamentares de 26 de outubro”, diz o comunicado.
Para isso, explica o SVR, as ONGs pró-ocidentais da Geórgia estão recrutando um grande número de pessoas para monitorar de perto o processo de votação. O objetivo de realizar um maidan em Tbilisi e divulgar “evidências de fraude” na votação, declarar o não reconhecimento dos resultados das eleições e exigir uma mudança de poder. As agências policiais serão provocadas a reprimir os protestos pela força.
EUA preparam campanha de propaganda mundial contra o esporte da Rússia, diz inteligência russa
5 de agosto, 17:56
Além disso, Washington está elaborando com antecedência opções para uma resposta política e econômica “implacável” ao uso “excessivo” da força pelas autoridades contra “civis”, disse o serviço de inteligência russo.
No entanto, o partido governista Sonho Georgiano seria capaz de obter confiança pública suficiente nas eleições de 26 de outubro, segundo a entidade russa, já que as forças de oposição da Geórgia, apesar dos esforços dos americanos, permanecem fragmentadas e as coalizões que elas criam são muito frágeis. Isso, temem os EUA, fará com que o partido governista “siga um curso soberano e se recuse a cumprir as exigências ocidentais que são contrárias aos interesses nacionais da Geórgia”.
“A Casa Branca considera esse cenário inaceitável. Os americanos pretendem aumentar a pressão sobre as autoridades georgianas em grande escala nas semanas que faltam para as eleições, a fim de enfraquecer a posição eleitoral do Sonho Georgiano o máximo possível”, disse o comunicado do SVR.