Instituto Jornalista Luiz Pedro foi lançado, nessa quarta- feira (23), na Assembleia Legislativa, em São Luís
Jornalista e ativista político dos anos 1970, militante dos movimentos sociais, o ex-deputado Luiz Pedro foi escolhido para dar nome ao instituto que o Partido dos Trabalhadores (PT) criou para ser instrumento de transformação social, por meio de contribuição de estudos, pesquisa e formulação de políticas públicas e ações sociais no Estado do Maranhão e no Brasil.
Filiado ao PT, ele foi deputado estadual do Maranhão (1983-1987 (PMDB) e 2003-2007 (PDT)); secretário Chefe de Gabinete do Governador Jackson Lago (PDT) de 1997 a 1999; presidente da Fundação de Cultura (FUNC), atualmente Secretaria Municipal de Cultura. Como jornalista, atuou em diversos canais de comunicação do Estado do Maranhão e, também na Revista Veja. Foi correspondente do Jornal Brasil Popular de 2018 a 2021. Um infarto fulminante, em 2 de junho de 2021, tirou o militante e jornalista da cena política do Maranhão e do País.
O Instituto Luiz Pedro será presidido pelo professor José Ferreira Costa, ex-reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), e aberto à participação popular. Já conta lideranças importantes, tais como Francimar Melo, presidente do PT, do ex-vice-governador Washington Oliveira, e as parcerias com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e o IEMA. “Na verdade, o instituto surgiu a partir de uma iniciativa do próprio Luiz Pedro para dar sequência a um projeto de inclusão de jovens e adolescentes na universidade, por meio da educação, no cursinho pré-vestibular D’Boas, criado em 2017”, informou o o professor Zé Costa.
Ato de Lançamento
Em evento bastante concorrido, o ato de lançamento, que aconteceu no Auditório Neiva Moreira, do Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (ALEMA), contou com a presença de parlamentares, políticos e amigos, como a dos ex-deputados Haroldo Saboya e Julião Amim, os deputados estaduais Leandro Bello e Dra. Viviane, o secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, além de Cricielle Muniz, IEMA, dentre outras autoridades.
A primeira diretoria da entidade está constituída da seguinte forma: José Ferreira Costa (presidente), Berenice Gomes da Silva (vice-presidente), Cássio Oliveira Bezerra Neto (secretário), Wellington Salmito de Araújo (primeiro-tesoureiro). Conselho Fiscal: Kenya dos Santos Silva e Magda.
NR: A direção do Jornal Brasil Popular, sente-se contemplada com indicação de Luiz Pedro como patrono do Instituto, numa justa homenagem a este militante que dignificou o Maranhão e o jornalismo brasileiro, sempre na defesa das causas do povo, e deseja ao novo Instituto todo o sucesso na nova empreitada, pela democracia participativa e popular.
(*) Por Osni Calixto, jornalista, poeta e escritor e colabora com o Brasil Popular
Fonte: Agência Assembleia
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.