Na 14ª Assembleia, novas expressões mostram para onde vai planejamento da China
Investir nas pessoas, inteligência corpórea, empresas gazela, orçamento base zero. Estas são algumas das novas expressões que apareceram pela primeira vez no relatório de trabalho do governo apresentado na terceira sessão da 14ª Assembleia Popular Nacional (APN), inaugurada em 5 de março. As expressões revelam rumos da China:
- Investir nas Pessoas (投资于人): direcionar recursos financeiros para o desenvolvimento e proteção das pessoas, permitindo que mais resultados das reformas e do desenvolvimento proporcionem benefícios diretos.
- Inteligência Corpórea (具身智能): refere-se à integração da inteligência artificial em robôs humanoides ou outras entidades físicas, conferindo-lhes a capacidade de compreender, aprender e interagir dinamicamente com o mundo, tal como os seres humanos.
- Empresas Gazela (瞪羚企业): empresas que, após superarem a fase inicial de startup, se desenvolvem a uma velocidade excepcional em um curto período, com forte capacidade de inovação, seja em tecnologia, modelo de negócio ou organização industrial.
- 6G: em teoria, a velocidade do 6G será mais de 10 vezes superior que a do 5G, com integração profunda em tecnologias como inteligência artificial e percepção inteligente. No futuro, será aplicada em comunicação holográfica, direção autônoma, gêmeos digitais e produção inteligente.
- Orçamento Base Zero (零基预算): um método de orçamento que parte do zero, sem considerar projetos de orçamento anteriores ou níveis de receita e despesa passados. Ele é elaborado com base nas necessidades reais, sem ser influenciado por alocações anteriores.
- Empresas Unicórnio (独角兽企业): geralmente refere-se a empresas com menos de 10 anos de existência, avaliadas em mais de US$ 1 bilhão, que possuem tecnologia central exclusiva, vantagens competitivas únicas e alto potencial de mercado, mas que ainda não foram listadas em Bolsa de Valores.
- Boa Casa (好房子): uma “boa casa” deve ter quatro características: segurança, baixo carbono, sustentabilidade e inteligência.
A 14ª APN compõe, junto com o 14º Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), as “Duas Sessões” nacionais da China, evento que molda a direção de política do país. Ambos os órgãos têm mandatos de 5 anos e realizam 1 sessão plenária a cada ano. A atual 14ª APN tem quase 3 mil representantes, enquanto o 14º Comitê Nacional da CCPPC tem mais de 2 mil membros.
A APN é o mais alto órgão de poder do Estado. Isso significa que, além de seu dever como principal legislatura, exerce o poder de eleger líderes nacionais e aprovar orçamentos governamentais e planos de desenvolvimento nacional, entre outros.
A CCPPC serve como uma importante instituição de cooperação multipartidária e consulta política liderada pelo Partido Comunista da China. É um órgão consultivo especializado em todo o processo de democracia popular da China. Seus membros aconselham sobre as principais políticas nacionais e questões-chave que abrangem o desenvolvimento econômico, político, cultural, social e ecológico.