Jornalistas e representantes de organizações jornalísticas participaram, de 26 a 31 de agosto, do Fórum de Jornalistas do Cinturão e Rota 2024, na cidade de Chongqing, no sudoeste da China. A Federação Nacional dos Jornalists (FENAJ) foi representada por sua presidenta , Samira de Castro.
Em sua sétima edição, esta foi a primeira vez que o Fórum aconteceu fora de Pequim. Com o tema “Expandindo o caminho das oportunidades, compartilhando um futuro brilhante”, o evento reuniu 92 jornalistas de todo o mundo para conhecer a China e trocar experiências.
O Fórum é uma iniciativa da Associação dos Jornalistas de Toda a China (ACJA, em inglês). Também participaram pelo Brasil o diretor da Associação Brasleira de Impresa (ABI) Moacyr Oliveira e a conselheira da ABI e do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, Maria Luiza Fernandes.
Divididos em quatro grupos, os representantes das organizações de jornalistas e veículos de mídia exploraram Chongqing, a partir de locais importantes, como o Centro de Logística Internacional, o Centro de Exposições do Interior da China e o Terminal Central de Contêineres da Ferrovia de Chongqing.
Também puderam conhecer a icônica ferrovia que passa por edifícios residenciais, e testemunharam os avanços em inovação tecnológica, manufatura inteligente e desenvolvimento urbano. O itinerário incluiu patrimônios culturais e naturais, como o Pavilhão do Panda no Zoológico de Chongqing, mostrando a rica história e a beleza natural da cidade.