O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta segunda-feira (3), o início da primeira etapa das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) na Bahia.
Ao todo, o trecho de 537 km ligará as cidades baianas de Caetité e Ilhéus. Parte da obra será o primeiro projeto a integrar o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do terceiro governo de Lula.
Hoje começamos as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste em Ilhéus, na Bahia. A realização do caminho das ferrovias, levando a Bahia para um futuro com mais empregos.
🎥: Audiovisual/PR pic.twitter.com/InWog7WTUl
— Lula (@LulaOficial) July 3, 2023
A construção do primeiro trecho da ferrovia será comandada pela Bahia Mineração Ltda (Bamin), que arrematou a concessão em leilão. Terá 127 km de trilhos entre os municípios de Ilhéus e Aiquara, com um investimento estimado em R$ 1,1 bilhão.
Em postagem no Twitter, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, informa que o presidente determinou a inclusão da Ferrovia de Integração Oeste Leste no novo PAC, o novo plano de investimentos para o Brasil, e eu tive a honra dar essa excelente notícia durante a cerimônia que marcou o início das obras do Lote 1F, em Ilhéus/BA.
O presidente @lulaoficial determinou a inclusão da Ferrovia de Integração Oeste Leste no novo PAC, o novo plano de investimentos para o Brasil, e eu tive a honra dar essa excelente notícia durante a cerimônia que marcou o início das obras do Lote 1F, em Ilhéus/BA. pic.twitter.com/OoKWQz4Xjg
— Rui Costa (@costa_rui) July 3, 2023
Apesar do prazo para a conclusão do percurso ser de 36 meses, Lula pediu pressa: “Façam um pouco de hora extra, trabalhem no final de semana, se for necessário, para que a gente possa inaugurar logo. Se não, a gente corre o risco de uma outra ‘coisa ruim’ voltar nesse país, e ela [Fiol] ficar parada outra vez, então vamos tratar de inaugurar logo essa obra”, disse.
O ministro Rui Costa (Casa Civil) informou que o governo federal será responsável por construir o trecho da obra que ligará a Bahia ao Goiás.
“O presidente determinou e esse projeto vai compor o novo PAC, o novo plano de desenvolvimento. Até Caetité será tocado neste contrato de concessão pela Bamin. E de Caetité até Mara Rosa, em Goiás, nós vamos tocar dentro do projeto do PAC”, disse o ministro, que é ex-governador da Bahia.
“Estamos trabalhando a muitas mãos com a equipe do ministro Renan, dos Transportes, e do PPI, e haveremos de lançar agora em julho o novo PAC“, completou.
Também participaram do evento o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e os ministros Renan filho (Transportes), Rui Costa (Casa Civil), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).
Foto da capa: Cerimônia de início das obras do Lote 1F do Trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL, segunda-feira (3/7/2023). Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de início das obras do Lote 1F do Trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). Rodovia BA-262, km 28, Ilhéus – BA. Foto: Ricardo Stuckert/PR
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.