UNICEF apelou por mais ajuda e um cessar-fogo humanitário
Nesta sexta-feira (5), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), alertou que mais de 1,1 milhão de crianças na Faixa de Gaza correm risco de vida devido ao aumento de doenças evitáveis e à falta de água e alimentos.
A UNICEF apelou por mais ajuda e um cessar-fogo humanitário, destacando também que a intensificação da guerra entre Israel e o Hamas e a subnutrição aumentam o risco de um número crescente de mortes de crianças, sendo que milhares já morreram no conflito.
“As crianças em Gaza estão presas num pesadelo que se agrava a cada dia que passa. As crianças e as famílias na Faixa de Gaza continuam a ser mortas e feridas e as suas vidas estão cada vez mais em risco devido a doenças evitáveis e à falta de alimentos e água. Todas as crianças e civis devem ser protegidos da violência e ter acesso a serviços e bens básicos. O futuro de milhares de crianças em Gaza está em risco. O mundo não pode ficar parado a assistir. A violência e o sofrimento das crianças têm de acabar”, afirmou a diretora executiva da UNICEF, Catherine Russell, num comunicado.
Segundo a agência da ONU, a deterioração da situação está suscitando preocupações quanto à subnutrição aguda e mortalidade, sobretudo de mais de 135 mil crianças com menos de dois anos e de mais de 155 mil mulheres grávidas e lactantes, dadas as suas necessidades nutricionais específicas e vulnerabilidade. “Quando combinadas e não tratadas, a subnutrição e as doenças criam um ciclo mortal. Há evidências de que as crianças com saúde e nutrição precárias são mais vulneráveis a infecções graves como a diarréia aguda, que, quando prolongada, coloca-as em elevado risco de morte”, alertou a agência da ONU, em um comunicado divulgado hoje.
O conflito no enclave palestino já destruiu sistemas essenciais de água, saneamento e saúde e as crianças e famílias deslocadas não conseguem manter os níveis de higiene necessários para prevenir doenças. A UNICEF reitera que a falta de água potável e saneamento “são alarmantes”.
Além disso, os poucos hospitais em funcionamento estão focados em responder ao elevado número de feridos pelo conflito e não conseguem tratar adequadamente os surtos de doenças. “Os casos de diarréia em crianças aumentaram 50% em apenas uma semana”, referiu a UNICEF, adiantando que os casos em crianças com menos de cinco anos de idade aumentaram de 48 mil para 71 mil na última semana de dezembro. “Isto equivale a 3.200 novos casos de diarréia por dia. O aumento significativo de casos em tão pouco tempo é um forte indicador de que a saúde das crianças na Faixa de Gaza está se deteriorando rapidamente. Esta subida recente representa um aumento de cerca de 2000% entre menores de cinco anos”, advertiu a organização.
Russell acrescentou ainda que 90% das crianças com menos de dois anos estão atualmente sujeitas a uma situação de pobreza alimentar grave.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.