Cada emprego direto no segmento gera cerca de 5 indiretos
Até 2026, a Petrobras colocará 14 plataformas para operar nas bacias de Campos e Santos; 10 delas já estão com suas obras contratadas no exterior, sendo 7 na China, 2 em Singapura e 1 na Coreia do Sul. Essa política está exportando o emprego do Brasil para a Ásia, protesta a Federação Única dos Petroleiros (FUP).
Segundo dados do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), cada bilhão de investimento na construção de plataforma gera 26,3 mil empregos. Por exemplo, o FPSO Maria Quitéria, que tem investimento estimado de R$ 5,6 bilhões, deve gerar 148 mil empregos, mas na Ásia. Esta embarcação vai operar a partir de 2024 no Parque das Baleias, na porção capixaba da Bacia de Campos.
As dez plataformas já contratadas no mercado asiático pela Petrobras devem representar exportação de mais de 1 milhão de empregos: “Se todas essas plataformas tiverem um investimento similar ao do FPSO Maria Quitéria, a exportação total de empregos será de 1,47 milhão de trabalhadores”, calcula o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.
A política posta em prática pelo governo Bolsonaro contrasta com a que vigorou durantes os governos do Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2014, os estaleiros contavam com 82.472 empregos diretos, e o País Brasil tinha uma das maiores carteiras de encomendas de plataformas de produção do mundo, de acordo com estatísticas do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval).
Cada emprego direto no segmento gera cerca de 5 indiretos, o que levava a mais de 400 mil trabalhadores. Em maio de 2022, a indústria naval, por falta de encomendas, empregava apenas 21.447 trabalhadores.
Fonte: Monitor Mercantil
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.