Autor usou isqueiro e líquido inflamável para queimar vegetação; preso disse que agiu a mando de chefe
Um homem de 30 anos foi preso em flagrante por atear fogo numa área de mata às margens de uma estrada na região Sul da Bahia, nesse sábado (14).
Agentes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) realizaram a prisão enquanto o homem queimava a vegetação em Porto Seguro.
Segundo os policiais militares, o autor utilizava um isqueiro e líquido inflamável para provocar o incêndio na BA-001, na altura do acesso ao distrito de Vale Verde.
O homem afirmou que agiu a mando de seu chefe para eliminar “plantas daninhas” na vegetação por meio do fogo, após tentativas frustradas com herbicidas.
Ele foi conduzido à Delegacia Territorial de Porto Seguro, onde foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O caso será encaminhado ao Ministério Público.
Incêndios na Bahia
Mesmo após mais de 30 dias de combate, completados neste sábado (14), o fogo que atinge a Serra do Cipó, na cidade de Muquém de São Francisco, no oeste da Bahia, persiste.
Segundo o major Murilo Rocha, que coordena a Operação Florestal 2024 na Bahia, as condições climáticas, como alta temperatura, ventos fortes e baixa umidade, complicam ainda mais o trabalho do Corpo de Bombeiros. Para piorar, desde maio não chove na região.
Ainda de acordo com o major, apesar da maior dificuldade do combate ao fogo ser na Serra do Cipó, o fogo também castiga cidades como Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Santa Rita de Cássia, Bom Jesus da Lapa e Serra do Ramalho, a maioria no oeste baiano.