Nesta terça-feira (7), o Instituto Diabetes Brasil (IDB) promove ação na Câmara dos Deputados, em Brasília, para chamar atenção sobre a gravidade do diabetes, doença que atinge mais de 16,8 milhões de brasileiros.
Durante o evento, profissionais de saúde orientarão sobre os cuidados com a doença e aferirão o nível de glicemia das pessoas que passarem pela tenda. Também será realizado um seminário com a participação de médicos, pacientes e associações.
O diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou resistência à ação da insulina, hormônio que promove a entrada da glicose na célula, gerando energia para o nosso corpo. Se não for tratado, pode levar a complicações graves, como doenças cardíacas, derrame, cegueira, insuficiência renal e amputações.
Segundo a Federação Internacional de Diabetes, o Brasil é o 5º país do mundo com mais casos de diabetes. A presidente do IDB, Jaqueline Correia, explica que a ação na Câmara dos Deputados é uma oportunidade para conscientizar e educar os parlamentares e a sociedade sobre a gravidade do diabetes. “Queremos que o poder público abrace a causa e avance projetos que garantam políticas de saúde pública para as pessoas com diabetes”, disse.
A ação do IDB conta com o apoio da Frente Parlamentar Mista para a Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Diabetes.
Outras ações do IDB
O Instituto Diabetes Brasil tem realizado diversas ações em prol das pessoas com diabetes. No âmbito do legislativo, foram apresentados os seguintes Projetos de Lei:
PL 2687/22: inclui as pessoas com diabetes mellitus tipo 1 (DM1) no rol de Pessoas com Deficiência;
PL 4809/23: altera a Lei 9656/1998, que dispõe sobre os planos de saúde e seguros privados de assistência à saúde para incluir no rol de coberturas obrigatórias insumos e tecnologias aprovados pela Anvisa para tratamento das pessoas com diabetes tipo 1;
PL 4819/23: atualiza a Lei 11.347/2006, e inclui o sistema de monitorização contínua de glicose (libre), sistema de infusão contínua de insulina (bomba de insulina) e Glucagon (hormônio que tem efeito contrário ao da insulina, previsto para casos de hipoglicemia severa);
PL4818/23: dispõe sobre o direito da matrícula e frequência de crianças diagnosticadas com diabetes nas escolas da rede pública e privada de ensino.
Contato: 61 98319-4726 Jaqueline Correia
https://www.instagram.com/institutodiabetesbrasil/
(*) Por Luciana Ribeiro
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.