O sociólogo Jessé Souza, de 64 anos, afirmou em entrevista ao UOL que a esquerda “desistiu de lutar” e que o Brasil “vai virar o Irã”. Segundo o professor da Universidade Federal do ABC, a direita tem conquistado eleitores vendendo “magia”.
Souza destacou que o PT “está perdendo credibilidade”. “E a ameaça é que se torne tão irrelevante quanto o PSDB”, disse.
Confira trechos:
Tenho muito medo de um “Evangelistão”. E não é pessimismo, é o que vi, das entrevistas e dos estudos que fiz.(…)
Guilherme Boulos (PSOL) é uma das figuras políticas nascentes que mais admiro. Ele estuda, coisa que poucos políticos fazem. É jovem e tem real conexão com as questões populares. (…)
Ele [Boulos] fez o melhor que pôde. É preparado. Mas está numa esquerda que não disputou as ideias. Quem deu o conteúdo popular ao PT foi o Lula. Se você não debate as ideias, perde as pessoas. (…)
A esquerda não fez o seu trabalho, não faz e não se preocupa com isso. E nem sequer luta. Isso ajuda a explicar o resultado das eleições. (…)
Isso aqui vai virar um Irã, uma Turquia. Vai ter 20% de pessoas ocidentalizadas, a classe média, e 80% de pessoas na Idade Média. Estamos cortando toda forma de inteligência e reflexão. (…)
As 80% de pessoas humilhadas entre nós querem ter futuro, mas não veem onde está. E ninguém explica para elas. Temos uma pregação religiosa que exclui qualquer reflexão sobre a realidade social. (…)
Essas pessoas estão tão desesperadas que acreditam em promessas do Pablo Marçal, como se ele fosse um líder mágico. Elas precisam ter alguma fantasia. Ninguém consegue continuar vivo sem nenhuma chance de futuro. (…)
Pablo Marçal é muito perigoso. Ele é um Bolsonaro turbo. Bolsonaro é burro, um ser humano extremamente medíocre, um malandrinho miliciano “carioca”. Marçal é o coach neopentecostal. É o coach da prosperidade.