Centenas de jornalistas, fotojornalistas e simpatizantes da categoria, manifestaram-se até a madrugada desta quarta (26) em frente ao Gabinete do Governo, na Cidade do México, como parte dos protestos nacionais pelos assassinatos de profissionais do setor.
Com ligações ao vivo por telefone com repórteres da Baixa Califórnia, onde Lourdes Maldonado e Margarito Martínez foram assassinados este mês, os trabalhadores da imprensa expressaram sua rejeição aos ataques de que são vítimas, apesar das instituições de proteção criadas por este governo.
Com a ajuda de uma equipe de som, denunciaram que no atual mandato de seis anos já são 28 comunicadores assassinados e 148 desde 2000 até hoje, segundo diversas organizações.
No meio de uma rua quase às escuras à meia -noite mas iluminada com dezenas de câmaras que cobrem o protesto, dezenas de jornalistas que diariamente reportam as queixas da cidadania, lançam agora palavras de ordem de justiça.
Entre os participantes da manifestação estão dezenas de membros de organizações pelo direito à moradia: “nós viemos porque vocês nos têm ajudado com suas matérias, com suas fotos”, disseram.
Embora o protesto tenha sido convocado desde a última segunda-feira nas redes sociais, nenhum representante do Ministério do Interior saiu para ouvir as demandas, o que deixou os jornalistas muito indignados por contrariar as expressões do presidente Andrés Manuel López Obrador de defender a integridade física dos repórteres.
Reproduzido do site Pátria Latina
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana.
Você pode nos ajudar aqui:
Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
→ PIX:23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua