Ministério da Justiça e Segurança Pública participou do evento que, neste ano, teve como lema Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, participou do desfile de 7 de setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, neste sábado (7). Durante o evento que marca o Dia da Independência do Brasil, ele destacou a pacificação do país e a simbologia dessa condição ligada às comemorações da data. No evento, foram homenageados dez servidores da Força Nacional de Segurança Pública que atuaram nos resgates nas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, em abril. Entre os profissionais, estavam bombeiros militares, policiais militares e policiais civis, além de profissionais de perícia, que desfilaram a pé e em viaturas.
Antes do início das celebrações, o ministro passou as tropas federais em revista, cumprindo o tradicional ritual de inspeção e demonstração de apreço às forças de segurança .
“Independência significa acima de tudo, pacificação do país. E o Ministério da Justiça e Segurança Pública é um dos responsáveis por garantir a liberdade de ir e vir dos cidadãos para que eles possam seguir seus destinos, tal como lhes aprouver”, disse Lewandowski.
Com três eixos principais, o desfile deste ano teve o lema Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo. Um dos destaques da celebração foi a apresentação das 21 bandeiras dos países que compõem o G20, ressaltando a importância estratégica da realização do encontro no Brasil, que ocorrerá em novembro, no Rio de Janeiro (RJ). O evento também prestou homenagem aos esforços da nação no apoio e na reconstrução do Rio Grande do Sul, após as enchentes que atingiram o estado em abril.
O terceiro eixo focou na retomada da proteção das crianças e da população, com ênfase nas campanhas de vacinação e na ampliação dos serviços de saúde, incluindo o retorno do programa Mais Médicos. O evento contou, ainda, com a presença do Zé Gotinha, que percorreu a Esplanada dos Ministérios a bordo de um caminhão do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).
O desfile contou com 500 estudantes de escolas públicas do Distrito Federal, que representaram as 27 unidades da Federação e levaram mensagens de combate à fome e de sustentabilidade. Ao todo, 8.812 pessoas desfilaram, entre militares, estudantes, atletas e equipes de segurança.