Utilizado no governo de Jair Bolsonaro como espaço para cultos neopentecostais, a sala de cinema do Palácio da Alvorada volta à sua missão originária e terá por meta dar visibilidade à filmografica nacional
Com a exibição do filme Saudosa Maloca, de Pedro Serrano, a sala de cinema do Palácio do Alvorada voltou a funcionar. Projetado por Oscar Niemeyer, o espaço fica no subsolo da residência oficial e tem capacidade para trinta pessoas. Também pode funcionar como auditório.
A retomada dos propósitos originais do espaço tem uma simbologia forte. No Brasil, várias salas de cinema viraram templos evangélicos, nos últimos anos. No Palácio do Alvorada não foi diferente. No governo passado, segundo denúncia feita pelo jornal Brasil de Fato, o espaço foi utilizado pela Igreja Batista Atitude e ali teria funcionado a “Célula Bilíngue Shalom”.
A Igreja teria como pastor, Francisco Castelo Branco, nomeado por Jair Bolsonaro, em setembro de 2020, para trabalhar em seu gabinete pessoal na presidência da República. Com a legenda “Célula Bilíngue Shalom, lugar de paz, sonhos, recomeços, crescimento espiritual e conexão com Deus”, fotos de participantes dos cultos no Alvorada com a ex-primeira dama, foram publicadas na internet.
A exibição do filme Saudosa Maloca, sexta, 17/11, marcou, pois, a volta das funções culturais imaginadas por Niemeyer para aquele espaço. Inspirado em uma das músicas mais famosas de Adoniran Barbosa, a película projetada estreou em outubro na 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. De acordo com o ministério da Cultura, o Cine Alvorada terá como propósito dar visibilidade à produção audiovisual brasileira. O MinC será o responsável pela curadoria dos filmes que ali serão projetados.
O músico e ator Paulo Miklos, que interpreta o compositor Adoniran Barbosa na película, esteve presente na sessão, que contou ainda com o presidente Luís Inácio Lula da Silva e sua esposa Janja.
Saudosa Maloca
O filme Saudosa Maloca retrata a história de Adoniran Barbosa e dois amigos na Maloca, um antigo casario no Centro de São Paulo, que se torna alvo de um homem interessado em demoli-lo para modernizar a região. A comédia se passa em dois tempos: nos anos 80, quando o já envelhecido Adoniran conta a um jovem garçom divertidas histórias ocorridas no bairro do Bixiga, em São Paulo, de onde são transportados à capital dos anos 50.
Assista aqui ao trailer de Saudosa Maloca
(*) Por Chico Sant’Anna, site Blog Brasília. Acesse: https://chicosantanna.wordpress.com/2023/11/20/local-de-cultos-no-governo-passado-cine-alvorada-e-reinaugurado/
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.