O ex-presidente relembrou que já deu uma entrevista para Dom Phillips, em 2017
Na tarde desta segunda (6), o ex-presidente Lula destacou o caso do desaparecimento do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips na Amazônia. Em suas redes sociais, Lula disse esperar que eles sejam encontrados em segurança. A dupla está desaparecida desde o domingo (05), quando não concluíram uma viagem para Atalaia do Norte (AM).
O indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips estão desaparecidos na Amazônia. Estavam na região reportando invasões de terras indígenas. Phillips me entrevistou para o @guardian em 2017. Espero que sejam encontrados logo, que estejam bem e em segurança. pic.twitter.com/nuyJfmyOqr
— Lula (@LulaOficial) June 6, 2022
“O indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips estão desaparecidos na Amazônia. Estavam na região reportando invasões de terras indígenas. Phillips me entrevistou para o @guardian em 2017. Espero que sejam encontrados logo, que estejam bem e em segurança “, escreveu o perfil de Lula no Twitter.
Nos últimos anos, Dom Phillips escreveu diversas matérias sobre Lula, incluindo desdobramentos da Operação Lava-Jato e movimentações políticas associadas ao PT. Em 2017, Phillips publicou, pelo Guardian, a matéria ” O herói esquerdista do Brasil se deleita em adulação enquanto tenta reviver glória política”, em que acompanhou uma viagem de Lula pelo Nordeste e sua presença em comícios organizados após sua condenação. No texto, o jornalista narrou a popularidade do ex-presidente, através de depoimentos de militantes, além de contar a trajetória política de Lula até então.
‘The Guardian’ pede urgência nas buscas
Ativistas e jornalistas do mundo inteiro pedem que autoridades brasileiras intensifiquem as buscas por Bruno Pereira, da Funai, e Dom Phillips, correspondente estrangeiro, desaparecidos há mais de 24 horas no Vale do Javari, na Amazônia. Um deles é Jonathan Watts, editor de meio ambiente do “The Guardian”. Ele fez um apelo, em seu perfil no Twitter, para que as autoridades brasileiras comecem logo as operações de buscas pelo correspondente estrangeiro Dom Phillips, que trabalha para o jornal inglês e está desaparecido, ao lado do indigenista Bruno Pereira, da Funai.
Jonathan publicou o pedido logo após ter sido divulgado o desaparecimento dos dois, que viajavam pela Amazônia: “o excelente jornalista, colaborador regular do @guardian e grande amigo está desaparecido no Vale do Javari, no Amazonas, após ameaças de morte a seu companheiro indigenista Bruno Pereira, que também está desparecido. Apelando às autoridades brasileiras para lançar urgentemente a operação de busca”.
Militantes de direitos humanos, especialistas e jornalistas da área de meio ambiente também estão pedindo, pelas redes sociais, que as autoridades brasileiras priorizem as investigações sobre o sumiço de Bruno e Dom Phillips, que tinham saído de barco da comunidade ribeirinha São Rafael com destino a Atalaia do Norte. O Ministério Público Federal, a Polícia Federal e o Exército já foram acionados.
Entre os que também se manifestaram, está Euan Marshall, jornalista freelancer do “The Telegraph” e “Al-Jazeera”: “Notícias preocupantes. Espero que Bruno e @domphillips sejam encontrados rapidamente e em segurança”, afirmou. A correspondente do “El Pais” no Brasil, Naiara Galarraga Gortázar, destacou ser “muito preocupante” o sumiço de mais de 24 horas dos dois. Ela recordou que, março, ela entrevistou Bruno Pereira para uma reportagem sobre indígenas isolados.
O sumiço dos dois foi confirmado pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja). Eles chegaram ao local no dia 3 de junho, às 19h25. Bruno vinha sendo alvo de ameaças por defender comunidades indígenas contra a ação de garimpeiros, pescadores e madeireiros. A região sofria com a invasão de garimpeiros desde o início deste ano.
O objetivo de viagem de Bruno e Dom Phillips era visitar a equipe de Vigilância Indígena que se encontra próxima à localidade chamada Lago do Jaburu. O jornalistas faria algumas entrevistas.
Foto de capa/legenda: O indigenista Bruno Araújo Pereira, da Fundação Nacional do Índio (Funai), e o jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian, desapareceram no Vale do Javari, na Amazônia — Foto: Reprodução
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.