Professora Graciele dos Santos sofreu ataques de bolsonaristas durante sessão na Câmara de Vereadores. O grupo diz que foi influenciado por fake news
O presidente da República eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se solidarizou com a vereadora , de Sinop (a pouco mais de 500 km de Cuiabá), hostilizada por bolsonaristas, na segunda-feira (28/11), durante sessão plenária na Câmara de Vereadores. No Twitter, o presidente Lula destacou que a parlamentar é a única mulher vereadora na cidade e que o grupo de bolsonaristas que a atacou faz parte de um movimento antidemocrático movido por fake news.
Posteriormente, o presidente ligou para Graciele, conversou com ela e, nas redes digitais, escreveu a denúncia: “Ontem um grupo antidemocrático, movido por fake news, atacou a vereadora de Sinop (MT) Graciele Marques dos Santos durante uma sessão plenária. Minha solidariedade com Graciele, única mulher entre os 15 vereadores da cidade”, disse o Presdiente da República eleito.
Ontem um grupo antidemocrático, movido por fake news, atacou a vereadora de Sinop (MT) Graciele Marques dos Santos durante uma sessão plenária. Minha solidariedade com Graciele, única mulher entre os 15 vereadores da cidade.
— Lula (@LulaOficial) November 29, 2022
E prosseguiu: “A violência de gênero causou danos irreparáveis na política brasileira nos últimos anos. As mulheres precisam ser respeitadas na política e nosso país precisa recuperar a paz e a democracia”.
A violência política de gênero causou danos irreparáveis na política brasileira nos últimos anos. As mulheres precisam ser respeitadas na política e nosso país precisa recuperar a paz e a democracia.
— Lula (@LulaOficial) November 29, 2022
A vereadora tem sido alvo de graves ameaças de bolsonaristas que se autodenominam “patriotas” e, segundo informações do gabinete de Graciele, eles atacaram a parlamentar dentro da Casa Legislativa, impendindo, com xingamentos, vais e outros impropérios, os pronunciamentos dela durante uma sessão plenária de segunda-feira (28). Segundo a mídia, vários parlamentares da bancada governista, formada por três vereadores do Republicanos, três do PL, dois do PSDB, um do União Brasil, um do Patriotas, um do PSB, um do MDB, um do Pros e um do Podemos, não fizeram nada para impedir a violência.
Dentre eles, o UOL destacou a atitude para o presidente da Câmara, . Segundo , Elbio já foi filmado em bloqueios nas estradas ao lado de um dos suspeitos de colocar fogo em caminhões durante os protestos golpistas — preso pela Polícia Federal — e da ex-prefeita Rosana Martinelli (PL), suplente do senador Wellington Fagundes (PL). No momento de fala da Professora Graciele, como é conhecida no Parlamento, o grupo virava as costas e a xingava.
De acordo com as informações de assessores, o ato teria sido motivado por uma notícia espalhada pelas redes sociais que dizia que a vereadora iria pedir, formalmente, a retirada dos militantes bolsonaristas dos locais em que estão acampados. No mesmo dia da repressão, o PT em Mato Grosso enviou um ofício à Polícia Militar solicitando proteção policial para a vereadora. No entanto, uma reportagem da .
Ligação de Lula
Lula ligou para Graciele, que chegou a se emocionar com o apoio recebido pelo Presidente da República eleito. A ele, ela afirmou que todos os ataques foram filmados e que registrou Boletim de Ocorrência (BO). À professora, Lula pediu para que todo o material reunido seja encaminhado para o Diretório Nacional do PT. “Quero dizer que sou solidário a você e vamos derrotar esses fascistas”, disse o presidente eleito, em trecho da conversa.
Com informações do site RDNews, Revista Fórum, UOL.
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.