Presidente relembrou ações do governo passado contra cientistas e reafirma: “A ciência voltou!” (vídeo)
O presidente Lula fez um forte discurso nesta quarta-feira (12) durante a retomada do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. O mandatário celebrou a retomada do órgão, que debate a pesquisa científica no país. Além disso, ele criticou a gestão passada, que abandonou a ciência e a pesquisa do país.
Lula confirmou também a entrega das medalhas da Ordem do Mérito Científico para a médica sanitarista Adele Benzaken e para o infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, que tiveram suas congratulações barradas durante o governo Bolsonaro.
Guimarães comprovou a ineficácia da cloroquina como tratamento da covid-19 e Adele Benzaken foi demitida de seu cargo por fazer uma cartilha de prevenção de ISTs para homens trans. Ambos foram criticados pela gestão passada, que se recusou a lhes conceder a medalha da Ordem do Mérito Científico.
Lula celebrou a retomada do órgão e relembrou os anos terríveis de Bolsonaro no poder. “A ciência voltou porque temos pesquisadores e pesquisadoras brilhantes e combativos que, apesar das perseguições nos últimos anos, não se deixaram abater. Porque temos organizações da sociedade civil que sabem como e quando lutar”, disse.
“Voltou porque nossas instituições de pesquisa, apesar de todo o desmonte, de toda a falta de verbas, têm décadas de experiência, credibilidade e excelência e conseguiram resistir”, afirmou o presidente.
“O real significado desse evento vai muito além de atos formais. Estamos reunidos aqui hoje para dizermos, em alto e bom som: basta de negacionismo”, disse Lula.
O presidente também relembrou a morte do ex-reitor da UFSC, Sérgio Cancelier, que se suicidou após ser falsamente acusado de corrupção em um caso da Lava-Jato.
Confira o discurso completo de Lula:
Foto da capa:
“A ciência voltou” – Ato em homenagem ao dia da Ciência e do Pesquisador: Reinstalação do CCT, Convocação da V Conferência Nacional de CT&I e entrega das Medalhas do Mérito Científico
12.07.2023 – Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Palácio do Planalto – Brasília – DF. Foto: Ricardo Stuckert/PR
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.