O presidente venezuelano disse que a região tem uma “grande oportunidade” de “construir um imenso bloco de poder político, social, econômico e cultural” (vídeo)
El presidente de Venezuela, Nicolás Maduro, instó este lunes a los países miembros de la Comunidad de Estados Latinoamericanos y Caribeños (Celac) a presentarse como “un bloque unitario” para avanzar hacia el “nuevo mundo” que se construye en la actualidad a partir del multilateralismo y la pluripolaridad.
“Um novo mundo está para ser construído, esse novo mundo já está nascendo com muita força, e a América Latina e o Caribe devem se elevar ao nível desse mundo que está nascendo e se apresentar como um bloco unitário, com sua própria identidade, com propostas próprias”, disse Maduro durante a inauguração da Reunião de Ministros e Altas Autoridades de Ciência, Tecnologia e Inovação da Celac que acontece na Casa Cultural Aquiles Nazoa, em Caracas, Venezuela.
O presidente venezuelano destacou que atualmente se percebe que a criação de uma nova ordem internacional emerge “com mais força” a cada dia , onde os países se comprometem a se relacionar em termos de igualdade e respeito.
Comparto la Foto Oficial del Primer Encuentro de las Autoridades de Ciencia y Tecnología de la CELAC realizado en Venezuela. Somos parte de un nuevo mundo de unión, cooperación y respeto. Estamos unidos en la diversidad de nuestros países y pueblos. pic.twitter.com/lL6P8YsRpN
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) June 26, 2023
“A emergência de um novo mundo, de um mundo sem impérios, sem hegemonias, de um mundo multipolar, multicêntrico, pluripolar , onde todos possamos nos ver em igualdade de condições, onde todos alcancemos o respeito em nossa identidade política, cultural”, ele disse.
Maduro acrescentou que uma das coisas mais importantes é a construção de uma identidade latino-americana e caribenha , que “se posicione no espírito dos povos do continente”.
“Que estamos vendo a região como uma grande oportunidade de construir um imenso bloco de poder político, social, econômico, cultural, de poder abrangente, que nos coloque no ritmo e no nível que se merece para poder passar por essa século 21″, indicou.
Políticas comuns sobre diversidade
Entretanto, Maduro sublinhou que “o mais importante” é que a Celac aposte na unificação das políticas públicas e ações governamentais , para ter a capacidade de impactar a vida quotidiana, social e económica dos povos da região.
Nesse sentido, propôs a criação de um centro unitário de pesquisas científicas e técnicas , que concentre e coordene as experiências de políticas públicas regionais e atenda de forma conjunta às necessidades mais urgentes demandadas pela população.
Maduro explicou que um centro desse tipo pode servir para articular, avançar em políticas, ações e na agenda comum para o bem-estar dos 33 países da região. ” Um centro onde possamos articular todos os avanços com uma agenda de prioridades ” baseada em ciência, tecnologia aplicada e estudos socioeconômicos, afirmou.
La propuesta de Venezuela en la CELAC es fundar un Centro Latinoamericano y Caribeño de Investigaciones Aplicadas de Ciencia y Tecnología para nuestros pueblos. Allí podremos articular los proyectos de construcción de nuestro continente, y buscar soluciones por el ¡Vivir… pic.twitter.com/LD4ykvaeUp
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) June 26, 2023
O presidente venezuelano exortou ainda a Celac a construir uma “perspectiva unitária” que se construa a partir da “diversidade dos países e dos seus povos ”, com “uma identidade que expresse toda essa diversidade” e se complemente com a transversalidade de “políticas comuns em questões da vida diária” da população.
Maduro acrescentou que o progresso da região rumo a esse futuro próximo passa também pela derrota de “impérios e hegemonias” na “luta por um mundo novo” que favoreça “povos independentes, soberanos e livres” por meio da cooperação entre iguais.
“A luta por um mundo novo, sem guerras, um mundo de paz, está cada vez mais intensa (…) esse mundo já existe, está nascendo, e a América Latina e o Caribe já fazem parte desse novo mundo .”
Confira o vídeo:
https://vk.com/video-61174019_456255846
Reproduzido do site da RT
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.