(...)
Sei que, de repente,
vejo um barco ao longe.
Onde? - me perguntas.
Será Caronte?”
Cecília Kemel não só acha que “moinhos moem o tempo”, mas que o Tempo pode ser a Memória de muito longe, como no penúltimo poema do livro, ao lembrar-se de Caronte, o deus das trevas, aquele que transporta as almas dos mortos ao Hades. Em seguida vem o “Espólio”, a divisão do que sobrou:
“(…) ficam os livros abertos/e retratos/ diplomas nas paredes/notas espalhadas (…)”
Tudo fora importante, mas e agora? “Drummond numa hora destas? Ontem você foi meu mundo meu sol, minha estrala meu rumo meu ar Hoje você é só um retrato na pálida tela do meu celular”
Aqui como em muitos poemas temos o passado e o presente, o transcurso do tempo, tema focal que aparece em repetidas palavras, versos, noções:
“Vagos sonhos, como ondas cristalizados no tempo que impulsionam entre ventos este barco em travessia” Ou mais? “Eu em voo” Depois: “águas passadas/que escorrem dúbias” Palavras de movimento, que existem apenas no tempo, “ondas”, “ventos”, “travessia”, “voo” e “águas passadas”.
Antônio Hohlfdelt, no prefácio, acerta de falar “Do tempo moído, fica a poesia”. Sim, a fina flor da poesia, tão difícil nos dias atuais, quando se rima “chimia” com “guria” e está tudo bem.
A poesia começo pelo acerto do título, pois os moinhos são sinais de um tempo, com o vento, giram para moer, para burilar, triturar a matéria que vira outra matéria mais fina.
A poesia de Cecília Kemel é a boa poesia que se lê tanto de forma literal quando lembra as enchentes, “enquanto a terra explode” e “(Seres humanos)”. A realidade está ali, mas mesmo assim tem outro texto, algo escondido que para apreciar o todo é preciso levantar o véu.
Que Cecíia Kemel nos brinde mais e mais com a pura poesia que “é necessária”, como dizia já no passado a turma do Pasquim.
(*) Por Adeli Sell, professor, escritor e bacharel em Direito.
*As opiniões dos autores de artigos não refletem, necessariamente, o pensamento do Jornal Brasil Popular, sendo de total responsabilidade do próprio autor as informações, os juízos de valor e os conceitos descritos no texto.