A gauchada não deixa por menos: aqui, sempre é “mais”.
O Cristo gaúcho tem de 43 metros de altura que se tornou o maior Cristo do Brasil. Ou seja, 5 a mais que o Cristo Redentor, com seus 38 m.
Fica no município de Encantado no Vale do Taquari, região mais castigada pelo clima de intempéries e enchentes nos anos de 2023 e 2024.
Fica a 145 km de Porto Alegre. E leva o nome de Cristo Protetor.
O arcebispo Dom Jaime Spengler esteve junto à multidão que para lá foi no domingo, 6 de abril, para sua inauguração oficial.
A aposta da prefeitura é no incremento do turismo.
Lembrando, mais uma vez, que Encantando foi uma das cidades gaúchas do Vale do Taquari fortemente atingidas pela tragédia das chuvas no ano passado. A cidade foi alagada duas vezes em menos de seis meses. O município foi colonizado por imigrantes italianos e a base da economia são frigoríficos, indústrias de móveis e calçadistas, além do cultivo da erva-mate. As atividades foram impactadas pelas inundações.
Leia também
Como é a estátua de Encantado que tem altura maior do que a do Cristo Redentor do Rio?
A estátua do cearense Markus Moura foi construída em dois anos, a partir de doações e arrecadações promovidas pela Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE).
O monumento fica no Morro das Antenas, com 400 metros de altitude.
O Complexo do Cristo Redentor tem ainda a Capela de Vidro em homenagem ao Santo Scalabrini, bispo italiano canonizado em 2022, conhecido como “Pai dos Migrantes”. A Fonte dos Apóstolos tem 12 jatos d’água simbolizando os apóstolos de Jesus. O parque que envolve a estátua contém ainda o “Caminho dos Salmos”, marcando os pontos de peregrinação e indicando a distância até o Cristo e o Monte das Oliveiras, espaço de reflexão.
(*) Por Adeli Sell, professor, escritor e bacharel em Direito.
*As opiniões dos autores de artigos não refletem, necessariamente, o pensamento do Jornal Brasil Popular, sendo de total responsabilidade do próprio autor as informações, os juízos de valor e os conceitos descritos no texto.