Começa a funcionar a partir desta quarta, 10 de junho, o Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr (HU-FURG), da Fundação Universidade Federal de Rio Grande na região Sul do Estado. Terá capacidade de realização de testes moleculares RT-PCR, que analisam as secreções respiratórias dos pacientes com suspeita de Covid-19 nos primeiros dias da doença, a partir dos primeiros sintomas. O que auxilia no diagnóstico e no tratamento.
Os resultados sairão entre 24h e 72 horas, dependendo do processamento da amostra. Terá capacidade de realização de 60 a 100 testes por dia. O espaço totalmente dedicado ao Sistema Único de Saúde (SUS), é de aproximadamente 100 metros quadrados.
Está dividido em seis ambientes: sala administrativa, almoxarifado, espaço para recebimento de amostras e laboratórios (dois de Biologia Molecular e um de Imunofenotipagem). Poderá receber amostras de Rio Grande e de municípios próximos da região, sem passar pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN).
A construção teve investimento de mais de R$ 650 mil reais e foi viabilizada por meio de doações de empresas e do Ministério Público Federal (MPF).
Hospital Universitário Miguel Riet Corrêa Jr.