Evento acontece de 16 a 18 de novembro de forma autônoma e em paralelo à Cúpula de Líderes do G20
Dezenas de movimentos populares, organizações da sociedade civil, sindicatos e centrais sindicais lançam neste sábado (14) a Cúpula dos Povos Frente ao G20. O evento acontece a partir das 15h, com concentração na saída do metrô São Conrado e caminhada até o local, na Via Ápia da Rocinha, Zona Sul do Rio de Janeiro.
A Cúpula dos Povos Frente ao G20, que acontece de 16 a 18 de novembro, no Rio, é uma atividade autônoma e independente, formada por meio da iniciativa de um coletivo de organizações. O evento acontece em paralelo à programação oficial da Cúpula de Líderes do G20 que vai reunir chefes de Estado e de governo das economias mais relevantes do mundo, nos dias 18 e 19 de novembro, também na capital fluminense.
A convocatória nacional e internacional à cúpula frente ao G20 foi lançada no último dia 19 de junho. Da mesma forma que na Cúpula dos Povos da Rio+20, em 2012, o coletivo de entidades que articulam a mobilização neste 2024 tem como objetivo promover um debate crítico à Cúpula do G20.
“Além de apontar as contradições do G20 e sua parcela de responsabilidade na produção de desigualdade social e econômica no planeta, também são bandeiras das organizações e dos movimentos populares temas como a urgência de novas abordagens à questão ambiental; a luta antirracista; e a solidariedade internacional, como no caso do povo palestino e a situação na Faixa de Gaza”, dizem os organizadores em nota.
O processo organizativo vem sendo construído coletivamente desde o início do ano, com a realização de reuniões, seminários e plenárias, presenciais e virtualmente, em nível local, estadual e nacional. A próxima plenária nacional acontece na sexta-feira (13) e sábado (14), no Sinpro-RJ, à Rua Pedro Lessa nº 35, no centro do Rio.
SERVIÇO
Lançamento da Cúpula dos Povos Frente ao G20
Data: sábado (14)
Horário: 15h