Diagnóstico do ex-presidente do Uruguai detectou tumor no esôfago e impossibilidade de realizar tratamento quimioterápico ou cirúrgico; ‘veremos como essa história continua’, afirmou o político
O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, anunciou nesta segunda-feira (29/04) que foi diagnosticado com um tumor no esôfago.
Em uma coletiva de imprensa realizada em Montevidéu, o ex-guerrilheiro tupamaro, que governou o país entre 2010 e 2015, revelou que soube da notícia na última sexta-feira (26/04), após realizar uma série de exames.
O ex-mandatário também explicou que o quadro que enfrenta é “duplamente complexo”, já que ele enfrenta uma doença imunológica há anos (a qual não quis revelar), a qual torna pouco provável que o câncer possa ser tratado através de quimioterapia, ou mesmo com uma cirurgia para retirada do tumor.
“Obviamente, se trata de um quadro muito comprometido. Os médicos estão avaliando tudo isso, fazendo análises celulares e vendo como essa história vai continuar”, afirmou Mujica.
Durante a entrevista, o ex-presidente uruguaio acrescentou, em tom sereno, que “quero transmitir a você que em minha vida mais de uma vez a morte esteve rondando a minha cama”.
“Ela esteve me pastoreando durante todos esses anos. Certamente, por razões óbvias, desta vez parece que veio com a foice em punho. Veremos o que acontece”, disse o político que até os dias de hoje é um ícone da esquerda no Uruguai.
Com informações do La Diaria.