A Petrobras vem tentando, com dificuldade, autorização do Ibama para atuar na mesma região. Lembrando que a Petrobrás já opera no pré-sal desde 2006, produzindo 70% da produção nacional sem nenhum acidente (3,8).
A Petrobrás foi quem desenvolveu tecnologia inédita no mundo que permitiu a descoberta do pré-sal, por essa descoberta a Petrobrás ganhou nos EUA o 4º premio OCT considerado o “Oscar” da industria do Petroleo (9).
Entretanto a petrolífera estadunidense Chevron paga US$ 52 bi por empresa na Margem Equatorial e tudo parece normal, quando, na verdade, as empresas Chevron e Transocean foram denunciadas por vazamento de petróleo no RJ, em 2011: “
Companhias são acusadas de crime ambiental e dano ao patrimônio público” (2).
Segundo relatório da ANP, a Chevron poderia ter evitado vazamento.
Chevron não compreendeu a geologia local e não fez análise de risco (1).
Apesar do vazamento, as acusações criminais contra Chevron e Transocean foram estranhamente rejeitadas pela Justiça. Mais estranho ainda é que o juiz Marcelo Luzio Marque Araújo que inocentou a Chevron é o mesmo que me condenou, em primeira instância, pelo crime de calúnia, por possíveis ofensas ao ex-juiz Sergio Moro (4).
Disse na época Fernando Siqueira, ex-presidente da Aepet: “Segundo o Wall Street Journal, a plataforma que está perfurando, é uma plataforma improvisada. Era obsoleta e funcionava como flotel (hotel flutuante) no Mar do Norte; Foi “armengada” e foi alugada por U$ 315 mil por dia. Uma plataforma moderna e adequada para essa atividade custa cerca de U$ 700.000 por dia” (4).
Depois de 12 anos, neste momento oportuno, afirmam que multa será calculada, em 30 dias, mas não passará de R$ 50 milhões.
WikiLeaks: as conversas de Serra com a Chevron sobre o pré-sal.
Petroleiras foram contra novas regras para pré-sal.
Os americanos e aliados tentam abocanhar o petróleo alheio no mundo todo. Em outros países usam bombas, aqui não precisam dar um tiro.
– Segundo telegrama do WikiLeaks, Serra prometeu alterar regras caso vencesse e assessor do tucano na campanha confirma que candidato era contrário à mudança do marco regulatório do petróleo (5,6,7).
– Serra foi derrotado nas urnas por Dilma. Em 2014, foi eleito senador. Valendo-se do cenário em que a oposição já havia decidido pelo impeachment em 2015, José Serra apresentou o PL 131/2015, no Senado, que alterava a Lei da Partilha de Lula (exatamente como, segundo os telegramas vazados, havia prometido às petrolíferas americanas).
– O projeto de José Serra reduzia a participação da Petrobras e ampliava a fatia das multinacionais do setor na exploração das reservas de petróleo da camada pré-sal (7).
No livro O Petróleo é Nosso da saudosa Maria Augusta Tibiriça, madrinha da campanha “O petróleo é nosso!”, na década de 50 já denunciava: “A luta do petróleo não termina nunca!”.
3 – https://exame.com/negocios/pre-sal-ja-responde-por-70-da-producao-de-petroleo-no-brasil/
4 – https://www.blogger.com/blog/post/edit/2201420444155051389/7066150848666022589
6 – https://www.brasil247.com/brasil/barroso-admite-que-dilma-foi-vitima-de-um-golpe-de-estado
9 – https://portalclubedeengenharia.org.br/2020/02/08/petrobras-conquista-o-4-oscar-da-industria-petrolifera-offshore-mundial/
Rio de Janeiro 24 de outubro de 2022.
Em tempo, se você quiser e puder me ajudar, faça um depósito diretamente na conta de uma dessas entidades filantrópicas, podendo abater no imposto de renda, elas estão listadas em http://emanuelcancella.blogspot.com/2020/07/aviso-importante.html No RJ, pode solicitar a presença de um mensageiro que irão buscar a doação.
Autor: Emanuel Cancella, OAB/RJ 75.300, em abril de 2023, pós graduado em Direito Constitucional, pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera.
Ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da FUP e fundador e coordenador da FNP , ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido em: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1519072214-livro-a-outra-face-de-sergio-moro/
(Esse relato pode ser reproduzido livremente)
Meus endereços eletrônicos:
http://emanuelcancella.blogspot.com.
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC9UUcJBWKgDte00tTF4FsHA
Tik Tok: https://www.tiktok.com/@emanuelcancella
Instagram: https://www.instagram.com/emanuelcancella/
Facebook: https://www.facebook.com/emanuelcancella.cancella
Twitter: https://twitter.com/ECancella
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.