Partido alugou sinal de satélite, o que não é necessário autorização do Ministério das Comunicações
O PT (Partido dos Trabalhadores) passou a ter oficialmente uma emissora de TV aberta. Nesta quinta-feira (10), o sinal de transmissão do partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi adicionado nas antenas parabólicas digitais no canal 1313. Por enquanto, a programação é experimental e exibe vídeos institucionais e produções já feitas para o canal do YouTube do partido.
“Por enquanto, estamos em fase de testes. Agora, vamos montar a programação. Já temos um jornal de manhã. Pretendemos exibir discursos antigos do presidente Lula, documentários e outros conteúdos”, diz o deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), secretário de comunicação do PT, em entrevista ao F5. “Queria o canal 13, mas a Band já está nesta frequência”, explicou.
Para que o sinal passe a entregar as antenas parabólicas, o PT alugou um espaço em satélites, algo feito por empresas de comunicação, como os canais de notícias Jovem Pan e CNN Brasil, que entraram nas parabólicas em 2021 e 2022, respectivamente. O fato é uma alternativa para alcançar mais público.
Essa operação em parabólicas não precisa de autorização do Ministério das Comunicações, que só outorga sinais terrestres abertos, captados por antenas comuns. No mercado publicitário, a alternativa é chamada de TV RO, sigla para o termo em inglês television receive-only, ou televisão apenas para recepção.
Para convencer a direção do PT da operação, Tatto conversou e negociou durante um mês de que a ação era viável e não era ilegal. Atualmente, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), existem 3 milhões de antenas parabólicas digitais ativas neste sistema, que já atingem 20 milhões de indivíduos.
“É um mercado que vai crescer muito nos próximos anos”, comentou Tatto. A estimativa é que, até o fim da década, se chegue a pelo menos 60 milhões de pessoas em todo o Brasil, com a maior difusão da parabólica digital no interior do Brasil.
Paralelo a entrada na parabólica, o PT também tenta autorização para entrar na TV aberta convencional no Ministério das Comunicações. O pedido foi realizado no início de junho. Existe bastante otimismo nos bastidores para que o pedido seja autorizado em breve.
(*) Por Gabriel Vaquer, jornalista. Fonte: FSP 10/08/2023
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
https://www.brasilpopular.com/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.