O Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás, que interliga os estados do Maranhão e Pará percorrendo 23 municípios, volta a circular a partir do dia 17 de agosto, segunda-feira. A compra de bilhetes começou a ser feita ontem, dia 10. A operação do trem de passageiros foi suspensa em março deste ano, por conta da pandemia da covid-19. Primeiro, houve a redução do número de passageiros por vagão, no dia 20 e, logo em seguida, no dia 25, as viagens foram totalmente suspensas.
Para o retorno da operação, novos procedimentos serão adotados durante a compra de passagens, embarque e viagem. As medidas levam em consideração protocolos de saúde determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelos governos do Maranhão e Pará.
Entre as mudanças adotadas estão a redução na oferta dos assentos, garantindo o espaçamento adequado entre os passageiros e priorização da venda de passagens pela internet. A venda de passagens que antes era feita com 60 dias de antecedência, passa agora a ser feita com até 15 dias de antecedência. Isto por conta da possibilidade de ocorrerem novas regras municipais ou interestaduais de transporte, a depender da curva epidemiológica de cada região.
A compra de bilhetes agora deverá ser feita prioritariamente pela internet ou nos pontos de passagens, que funcionarão com horário de atendimento diferenciado. A venda de passagens nas estações estará suspensa, inclusive durante o embarque. Os bilhetes devem ser adquiridos pela internet no site www.vale.com/tremdepassageiros.
Para garantir o cumprimento das regras de distanciamento, haverá redução na oferta de poltronas disponíveis para a venda. O quantitativo poderá ser ampliado gradativamente, conforme a desaceleração da situação da pandemia. A dica é garantir a compra dos bilhetes de ida e volta e evitar contratempos no roteiro da viagem que depende do trem.
No dia da viagem, enquanto estiverem nas estações, todos deverão estar de máscara e respeitar as regras de distanciamento. O acesso ao local de embarque passa a ser exclusivo para passageiros com bilhete para o dia da viagem. Antes de entrar no trem, haverá aferição de temperatura corporal. Caso seja detectada febre, o usuário será orientado a buscar atendimento médico e não poderá viajar. Para evitar atrasos, recomenda-se que o passageiro esteja nas estações ou pontos de embarque com no mínimo uma hora de antecedência.
A circulação de passageiros enquanto o trem estiver em viagem estará restrita ao carro de sua poltrona. Também será feita aferição de temperatura a bordo do trem. As poltronas foram demarcadas para aplicação de distanciamento social. Durante a viagem, uma equipe irá anotar o pedido dos passageiros interessados em consumir refeições produzidas no carro restaurante e a entrega do pedido será feira diretamente na poltrona, evitando a circulação entre vagões.
Foram instalados reservatórios com álcool em gel a bordo do trem e nas estações. A limpeza e desinfecção de superfícies de contato agora será feita a cada 2 horas e antes do início de cada turno.
Serviço:
O que: Trem da EFC volta a circular com alterações na compra de bilhetes, embarque e viagem em virtude da pandemia de Covid-19.
Quando o trem volta a circular: no próximo dia 17 de agosto (segunda-feira), partindo de São Luís com sentido a Parauapebas, no Pará.
Quando inicia a venda de bilhetes: desde ontem, 10, segunda-feira, pela internet ou pontos de vendas.
Onde comprar passagens: pela internet no site www.vale.com/tremdepassageiros ou nos pontos de vendas que funcionarão das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. E aos sábados, de 8h às 12h. Pessoas do grupo de risco terão horário exclusivo de atendimento: 8h às 9h.
Em São Luís, na rua do Passeio, Galeria La Ravardière, Sala 105, Centro, São Luís (MA). Fone: (98) 3232-6049; em Marabá, na BR 230, Folha 30 Q-15, shopping Pátio Marabá, Marabá (PA), Fone: (94) 3322-2724; em Parauapebas – Rua F, 372 Lj 60, Cidade Nova, Galeria Central, Parauapebas (PA). Fone: (94) 3356-4077.Os demais pontos de venda ao longo da ferrovia, podem ser consultados ligando para 0800 285 7000. (Informação: Vale).