Prisão ocorreu enquanto ele tocava diante do Planalto na passagem dos blindados. Ele foi levado pela PM para a 5ª Delegacia de Polícia em Brasília e liberado a seguir
O trompetista Fabiano Leitão, um ícone na luta pela libertação de Lula durante o período de encarceramento do ex-presidente e na luta contra o governo Bolsonaro, foi preso nesta manhã em Brasília durante o desfile de tanques na Esplanada dos Militares. Ele tocava durante a passagem das tropas.
Ele foi levado pela PM para a 5ª Delegacia de Polícia em Brasília e liberado a seguir.
Veja imagem de Fabiano diante do Planalto e a foto do momento em que foi preso (foto de Rafaela Felicciano/Metrópoles):
🔴🔴
URGENTEFabiano Leitão, nosso querido @Trom_Petista Vermelho, foi levado pela polícia para alguma delegacia em Brasília. Estou em busca de mais informações e atualizo assim que tiver + detalhes.
Desde já, meu repúdio à repressão política e minha solidariedade ao Fabiano! pic.twitter.com/bM63LmGSAi
— Dep. Alencar Santana (@AlencarBraga13) August 10, 2021
Fabiano denunciou que o seu trompete foi danificado pelos policiais, como aponta a imagem abaixo:
Tanques e carros militares estacionados no batalhão dos fuzileiros navais na L4 norte. O aparato da marinha participará de entrega do convite para o presidente @jairbolsonaro .
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles pic.twitter.com/03AUUZ2gPn
— Metrópoles (@Metropoles) August 10, 2021
Manifestantes promovem ato contra desfile militar em frente ao Palácio do Planalto
Fotos: Rafaela Felicciano/Metrópoles pic.twitter.com/1h7bgP6cYt
— Metrópoles (@Metropoles) August 10, 2021
A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) postou um vídeo da exibição nas redes sociais com o comentário: “O exibicionismo golpista do presidente covarde e genocida que coloca tanques nas ruas de Brasília para tentar esconder sua fraqueza e perda de popularidade. Não ouse avançar sobre a democracia!”
O exibicionismo golpista do presidente covarde e genocida que coloca tanques nas ruas de Brasília para tentar esconder sua fraqueza e perda de popularidade. Não ouse avançar sobre a democracia! pic.twitter.com/nIw4Spk6xy
— Erika Kokay (@erikakokay) August 10, 2021
Do 247 com informações do Metrópoles