Para negociar tarifas de 25% impostas pelos EUA, Trump quer que União Europeia (UE) compre mais gás
A União Europeia (UE) propôs nesta segunda-feira uma tarifa de 25% sobre produtos selecionados dos EUA em resposta à recente decisão do presidente Donald Trump de impor impostos sobre aço e alumínio europeus, relataram a Reuters e a Bloomberg, citando um documento interno compartilhado com os Estados-membros da UE. Parte das tarifas retaliatórias deve entrar em vigor em 16 de maio, de acordo com a Reuters.
Os produtos são abrangentes e incluem diamantes, ovos, fio dental, salsichas e aves. Itens anteriormente em consideração, a saber, bourbon, vinho e laticínios, foram removidos da lista final, informou a agência de notícias.
Trump confirmou que as tarifas planejadas sobre as importações da UE entrarão em vigor conforme programado, exigindo que o bloco compre mais energia norte-americana para ajudar a reduzir o déficit comercial dos EUA. Trump rejeitou a oferta da UE de tarifas “zero por zero” com os Estados Unidos para produtos industriais.
O presidente dos Estados Unidos disse que a UE deveria aumentar as importações de petróleo e gás dos EUA ou enfrentar tarifas sobre suas exportações, incluindo carros e máquinas.