Angélica Rodrigues com Reina Muro e Jorge Ferrera. Este foi ministro conselheiro na embaixada de Cuba. Ele participou da XVI Semana de Arte e Cultura, em 1996, promovida pela Casa da Cultura ALM-Biblioteca Campesina. Definia a CASA como a embaixada de Cuba em Santa Maria.

Quando da minha ida a Havana em 1997, levei, a pedido de Ferrera, uma caixa de chocolate pra Sérgio Cervantes, destacado membro do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba.
Foi com Cervantes que se deram as primeiras conversações em Brasília com vistas ao reatamento de relações entre o Brasil e a maior das Antilhas, suspensas em 1964 com a instauração da ditadura.
Reatamento que se deu em 1986.
Sérgio Cervantes e Clodomir Morais foram grandes amigos, se encontravam com frequência em Brasília, onde Morais vivia naquele então.
Biblioteca Campesina, Santa Maria da Vitória, Bahia, 19 de fevereiro de 2025.
(*) Joaquim Lisboa Neto, colunista do Jornal Brasil Popular, coordenador na Biblioteca Campesina, em Santa Maria da Vitória, Bahia; ativista político de esquerda, militante em prol da soberania nacional.
*As opiniões dos autores de artigos não refletem, necessariamente, o pensamento do Jornal Brasil Popular, sendo de total responsabilidade do próprio autor as informações, os juízos de valor e os conceitos descritos no texto.