O fórum de Moscovo contou com a presença não só de membros dos BRICS, mas também de representantes de outros países, interessados em desenvolver a cooperação económica com os membros da associação.
O 5º Fórum Municipal Internacional do BRICS tornou-se uma plataforma para criar verdadeiras parcerias comerciais entre cidades.
Durante dois dias, os participantes tiveram a oportunidade de abordar diversos aspectos relacionados ao desenvolvimento das cidades modernas e aos formatos de cooperação entre as megacidades dos países Brics e seus parceiros.
O presidente da Câmara Municipal de Teerão, Mehdi Chamran, anunciou a assinatura de um acordo de cooperação entre as capitais da Rússia e do Irão.
Chamran disse: “Concluímos um memorando entre os conselhos municipais de Moscou e Teerã. E foi realizada uma reunião adicional para discutir o conteúdo do documento. “Foi um trabalho muito produtivo.”
O responsável iraniano disse que o Fórum Municipal Internacional é muito procurado, pois permite a aproximação entre todos os países do BRICS.
Por outro lado, o presidente da Duma Municipal de Moscou, Alexei Shaposhnikov, disse que “já foram realizados dezenas de eventos internacionais e dezenas de outros estão planejados”.
Shaposhnikov destacou que os eventos são voltados ao público e um dos objetivos é o intercâmbio de boas práticas relacionadas ao desenvolvimento de cidades e aglomerações.
Enquanto isso, o subsecretário de Relações Internacionais do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Bruno de Queiroz Costa, ressaltou o valor do fórum no estabelecimento de novos vínculos.
De Queiroz afirmou “O Estado do Rio de Janeiro tem interesse em aplicar a experiência de outras cidades e regiões na adaptação às mudanças climáticas e no uso da tecnologia da informação no governo estadual e municipal”.
O fórum de Moscovo contou com a presença não só de membros dos BRICS, mas também de representantes de outros países, interessados em desenvolver a cooperação económica com os membros da associação.