Consciência Negra é marcada por repúdio à negligência com a pandemia de covid-19, aumento da violência policial, inflação, carestia e fome que afetam de forma mais dramática esta população
Povo negro na rua!
No 20 de novembro milhares de pessoas ocuparam as ruas de São Paulo para denunciar o governo racista de Jair Bolsonaro e lutar por justiça racial e respeito.
Vídeo @midianinja#consciencianegra #20NForaBolsonaroRacista #DiadaConscienciaNegra pic.twitter.com/jnWveEB0MF
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) November 20, 2021
Brasileiros estão nas ruas de todo o país e em várias cidades do exterior contra o governo do presidente Jair Bolsonaro e contra o racismo. Este Dia da Consciência Negra é marcado pelo sétimo ato nacional e internacional de repúdio ao presidente e ao que ele representa, em especial para as vidas negras. A negligência com a pandemia de covid-19, o aumento da violência policial, a inflação, a carestia e a fome, o desemprego e o subemprego afetam de forma mais dramática essa população.
Grandes atos ainda estão previstos para o período da tarde em diversas capitas. Como em São Paulo, onde a concentração começou às 12h no vão livre do Masp – mas ainda há muitas pessoas chegando neste final de tarde. Na capital paulista, trata-se da 18° edição da Marcha da Consciência Negra, unificada neste ano com as mobilizações do #20NForaBolsonaroRacista. No Rio de Janeiro teve início às 13h no Viaduto Negrão de Lima (Viaduto de Madureira), e ainda ganha corpo. Em Brasília, em frente ao Museu Nacional, e em Belo Horizonte, na Praça da Liberdade, a concentração também iniciou no meio da tarde, assim com segue em Salvador.
Unidade e consciência negra
Em outras capitais as manifestações começaram ainda pela manhã. Em Fortaleza, manifestantes fizeram um cortejo artístico às 10h da Praça dos Mártires (Passeio Público) até a Praça dos Leões, no centro. “Hoje, dia 20 de novembro, neste mês de novembro negro, é o momento de dar potencialidade às nossas pautas. É dia de reverenciar Zumbi, Dandara, todos que tombaram na luta contra o racismo, contra a escravidão do povo preto (…) Em todo Brasil unificamos a luta dos pretos e das pretas pelo fora Bolsonaro. É muito importante unidade dos que estão na chibata, dos que sofrem, dos que passam fome, que comem osso. Isso é essencial”, disse a coordenadora estadual do Movimento Negro Unificado (MNU) do Ceará e secretária de Combate ao Racismo da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam), Vilani Oliveira.
Mais atos
Já em Salvador, o dia começou com a cerimônia simbólica da lavagem da estátua de Zumbi dos Palmares, no Pelourinho. O mesmo ritual foi também executado ainda durante a manhã, pela primeira vez, em São Paulo, na Praça Antônio Prado, localizada na região central.
Pra começar o 20 de novembro, grupos participam da lavagem da estatua de zumbi dos palmares no Pelourinho em Salvador.#20NForaBolsonaroRacista pic.twitter.com/SKeMYCSMeI
— UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES 🎓✊🏿 (@uneoficial) November 20, 2021
A lavagem da estátua de Zumbi em São Paulo foi uma ação organizada por movimentos sociais e centrais sindicais e ainda conta, ao longo do dia, com apresentações artísticas e culturais.
Em São Paulo, acontece pela primeira vez a Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, na Praça Antônio Prado, no Centro Histórico. pic.twitter.com/iLr3dD5n4Y
— UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES 🎓✊🏿 (@uneoficial) November 20, 2021
Outra cidade que sediou uma grande passeata foi Florianópolis, nos arredores da Praça da Alfândega; local tradicional de mobilizações na cidade.
Começou a caminhada pelas ruas centrais de Florianópolis contra esse governo racista e genocida #20NForaBolsonaroRacista
créditos: Pricila Baade/CUT SC pic.twitter.com/XOgC0Mmxr7— Rede Brasil Atual (@redebrasilatual) November 20, 2021
Por todo o país, atividades antirracistas acontecem nos mais diferentes ambientes. No colégio estadual João Bettega, localizado no bairro Novo Mundo, em Curitiba, por exemplo, várias atividades e oficinas são desenvolvidas, como confecção de bonecas negras, batalha de MCs. As ações de consciência são organizadas pela direção e professoras do colégio público, a ação conta com apoio da União de Moradores e Trabalhadores (UMT) e Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD).
SEJA UM AMIGO DO JORNAL BRASIL POPULAR
O Jornal Brasil Popular apresenta fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários, defende as conquistas populares, a democracia, a justiça social, a soberania, o Estado nacional desenvolvido, proprietário de suas riquezas e distribuição de renda a sua população. Busca divulgar a notícia verdadeira, que fortalece a consciência nacional em torno de um projeto de nação independente e soberana. Você pode nos ajudar aqui:
• Banco do Brasil
Agência: 2901-7
Conta corrente: 41129-9
• BRB
Agência: 105
Conta corrente: 105-031566-6 e pelo
• PIX: 23.147.573.0001-48
Associação do Jornal Brasil Popular – CNPJ 23147573.0001-48
E pode seguir, curtir e compartilhar nossas redes aqui:
https://www.instagram.com/jornalbrasilpopular/
️ https://youtube.com/channel/UCc1mRmPhp-4zKKHEZlgrzMg
https://www.facebook.com/jbrasilpopular/
BRASIL POPULAR, um jornal que abraça grandes causas! Do tamanho do Brasil e do nosso povo!
Ajude a propagar as notícias certas => JORNAL BRASIL POPULAR
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.