8 de março – Dia Internacional das Mulheres
Com o mote:
“Nossos corpos, nossos lares: Pela paz, contra o genocídio do povo palestino!
Pela vida de todas as mulheres! Não ao feminicídio e ao transfeminicídio!
Contra a privatização da vida, o racismo, o machismo, a LBTfobia e todas as formas de violência! Pelo bem-viver e pelo aborto legal e seguro! Democracia! Sem anistia aos golpistas!”
O Brasil é o 1º país que mais assassina pessoas trans e o que mais consome pornografia trans. Atualmente, está em 5º lugar no ranking mundial de violência doméstica/feminicídios, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).
As mulheres unificadas do DF e Entorno vão às ruas empunhando suas bandeiras de luta neste Dia Internacional de Defesa dos Direitos das Mulheres de 2024.
O ato político na Capital Federal ocupa as ruas, desde 2018, com mulheres de diversos campos de atuação, de movimentos, partidos, coletivos, entidades de classe, etc. Unificadas, elas marcham em luta por direitos, contra a desigualdade de gênero, a violência política de gênero, a violência doméstica e social contra as mulheres, contra o feminicídio, a feminização da pobreza, pela empregabilidade e renda, pelo desarmamento da sociedade. Lutam pelo direito à vida, pela possibilidade não só de resistir, mas de existir. Lutam pela dignidade da vida. Lutam pelo direito a ter comida no prato. Lutam em prol de uma educação em e para os Direitos Humanos. Lutam por um projeto de sociedade em que meninas tenham direito de desfrutar de suas infâncias e todas as pautas da agenda de mulheres plurais e diversas.
Neste ano de 2024, estão programadas atividades pontuais, específicas e descentralizadas ao longo do mês e no dia 8 de março acontecem três intervenções. Logo cedo, haverá o amanhecer com faixaços nas RAs – Regiões Administrativas; ao meio dia os movimentos de mulheres realizam uma intervenção na Praça do Buriti; e a partir das 16h haverá um grande ato político-cultural na Praça Zumbi dos Palmares, no Conic. De lá, as mulheres seguem para a Festa das Trabalhadoras, realizada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), no estacionamento inferior do Conic.
Nesta quarta-feira, 6 de março, tivemos atividade alusiva à luta das mulheres, com o movimento Ocupa 8M CLDF, ato que traz luz à CPI do Feminicídio.
Em todo ato estão previstas falas de representantes que integram a construção do 8M Unificadas DF e Entorno, de autoridades, além de manifestações políticas e culturais. Terá também um espaço de autocuidado e cuidado entre ativistas e integrantes da manifestação.
SERVIÇO:
>OCUPA 8M CLDF
Data: 06 de março (quarta)
Horário: 14h
Local da concentração: Plenário da CLDF
>Ato com as mulheres em situação de rua
Data: 08/03
Horário: 9h
Local: Café com Escuta – Setor Comercial Sul, Qd 04 – CAPS AD e MNPR-DF
> Faixaço
Data: 08 de março (sexta)
Horário: 7h
Local da concentração: Em cada Região Administrativa
>Ato no Buriti
Data: 08 de março (sexta)
Horário: 12h
Local da concentração: Praça do Buriti – Em frente ao Palácio do Buriti
>Ato Político-Cultural
Data: 08 de março (sexta)
Horário: 16h
Local da concentração: Praça do Zumbi dos Palmares – CONIC
>Festa das Trabalhadoras
Data: 08 de março (sexta)
Horário: 19h30
Local da concentração: Em frente a CUT